Sobre a Peste Negra, que chegou à Europa no século XIV: a Peste Negra foi considerada uma epidemia ou uma pandemia? Por quê?
Respostas
Resposta:
A peste negra é uma doença causada pelo bacilo Yersinia pestis,que desencadeou uma pandemia ,isto é ,uma proliferação generalizada.
Resposta:
A Peste Negra foi um dos maiores surtos epidêmicos da história da humanidade. A doença era contraída a partir do contato humano com pulgas infectadas pela bactéria Yersinia pestis que estavam presentes em ratos.
Explicação:
O último registro da doença na Europa havia sido no século VI, mas ela sempre esteve presente na Ásia Central e na África . A peste retornou para a Europa a partir de 1348 e foi trazida por navios genoveses para vários portos do continente europeu. A colônia genovesa de Caffa, localizada na Crimeia, foi cercada pelos tártaros, que utilizaram os cadáveres infectados como arma. Os cadáveres eram lançados por cima das muralhas para dentro da cidade, o que fez com que a doença se disseminasse.
Com a cidade cercada e com o surto epidêmico, muitos genoveses fugiram em seus navios e acabaram levando a enfermidade para outras cidades da Europa, como Constantinopla, Messina, Gênova e Marselha. Os navios possuíam ratos infectados e também cadáveres daqueles que haviam falecido durante a viagem. A doença encerrou o processo de crescimento populacional que a Europa vivia desde o século X. As estatísticas muitas vezes são imprecisas, mas os historiadores afirmam que pelo menos um terço da população de toda a Europa morreu em decorrência da epidemia. Hilário Franco Júnior afirmou que a Europa só recuperou o índice populacional pré-peste no século XVI, ou seja, 200 anos depois
Espero ter ajudado :)