A linguagem usada na crônica de Paulo Mendes Soares carrega traços de formalidade, mas, no trecho "Quando o futebol começou, o goleiro ficava em solidão debaixo de paus e dez eufóricos iam para a frente mandar brasa" apresenta linguagem coloquial. Explique o sentido da gíria destacada no contexto geral do trecho.
Respostas
Resposta:
na crônica de Paulo mendes, conseguimos ver a importância do gol, abaixo segue a seleção de trechos do conto que nos mostra o antes e o depois do gol :
Antes:
1°: " Quando dava gol em nossos campos, o torcedor pegava o seu pão no estádio aos gritos de contentamento e ficava a saboreá-lo com os amigos durante uma semana. " (O gol é necessário, Paulo Mendes)
O 1° trecho nos mostra como eram comemorados os gols no passado.
2° "Quando o futebol começou, o goleiro ficava em solidão debaixo dos paus e dez eufóricos iam para a frente mandar brasa. "(O gol é necessário, Paulo Mendes)
O 2° trecho, nos mostra o sentimento saudosista do autor, sobre como era a atitude dos jogadores anos atrás".
Depois:
1°: "...mudou o futebol. Vai-se tornando avaro esse esporte, pois, vivendo às custas do consumidor, nega a mercadoria pela qual este paga, não à vista, mas antes de ver: gols." (O gol é necessário, Paulo Mendes)
O 1° trecho, mostra uma visão do autor sobre mudanças que ocorreram no futebol e a maneira como ele está hoje.
2°: "... o time que eles comandam ganhou de um a zero, ou só perdeu de um a zero, ou o resultado ficou num zero a zero oco, demonstrando que o futebol moderninho atingiu o máximo da perfeição negativa"(O gol é necessário, Paulo Mendes)
O 2° trecho, nos mostra uma crítica do autor ao futebol dos dias atuais, o termo "moderninho" é utilizado com tom de ironia e uma marca de tempo
Explicação:
Resposta:
O narrador argumenta que o mais importante do futebol é jogar bem, ou seja, fazer a defesa, e faz um analogia entre o gol e o doce. Para ele, o bom jogo “alimenta” o povo, pois se constitui em uma de suas distrações.