Eutanásia, aborto, meritocracia, mentira, privacidade versus segurança, manipulação genética, o valor de uma vida. Após considerações do seu professor sobre estes assuntos, responda: COMO ELES AFETAM OU PODEM AFETAR SUA VIDA?
Respostas
Resposta: Os avanços na medicina conferem à humanidade uma capacidade de transformação sobre si e outros seres vivos que já não cabe mais em dogmas religiosos. O debate ético no campo da filosofia tenta fugir dos pré-juízos desde a antiguidade, mas ainda se ampara em tendências da sociedade. Hoje, estão em voga assuntos como transexualidade, a clonagem de outros seres humanos, liberalização do aborto; polêmicos para alguns, nem tanto para outros, e que podem ser discutidos sob a ótica da biologia.
Menos maleáveis que a ética, as leis são discutidas no livro, da mesma forma. Oliveira aponta que, uma vez proibido o aborto no Brasil, os autores trabalham casos em países onde a prática é legalizada. Sendo um material acadêmico para estudantes da área da saúde, o trabalho tenta fugir do “pode ou não pode”. A partir de objetos, hipóteses e resultados, o leitor extrai suas deduções.
Cohen ressalta a seriedade do debate da bioética, já que a cada dia a ciência se supera. “Pode-se clonar uma ovelha, mas não outro ser humano. Apesar de proibida aos homens, a eutanásia é permitida para animais. Por quê? Isso é bioética”. Hoje, os estudos sobre o genoma humano e a possibilidade de alterá-lo geram discordâncias.
Oliveira defende que o livro traz evidências importantes, em uma época na qual o método científico é negado por parte da população. “O ciclo da ciência só é completo com a divulgação para a sociedade”, alega
Explicação:
na verdade eu nao entendo se e isto mas isso pode ajudar mas nao sai escrevendo tudo n