• Matéria: Sociologia
  • Autor: simpsionita
  • Perguntado 4 anos atrás

Augusto Comte filósofo francês responsável pela criação da Sociologia no século XIX e preocupado com as desigualdades produzidas pela industrialização e com o enfraquecimento da coesão social produzidos pela desigualdade social, desenvolve em sua obra planos sociológicos para a reconstrução da sociedade francesa. Em que consistia estes planos sociológicos?

a.
Na criação do Direito e suas instituições de controle social atrelado ao Estado que substituíram as antigas formas de coerção social coletiva por forma de coerção social individual.



b.
Na criação de uma nova religião para a humanidade, onde a fé e o dogma seriam substituídos pela fé na ciência.



c.
Na criação da ciência da sociedade que passaria a estudar cientificamente a origem dos problemas sociais para então resolvê-los.



d.
No desenvolvimento de um novo modelo de sociedade em que os meios de produção fossem coletivos e não mais individuais, o que resolveria o problema da desigualdade social.

Respostas

respondido por: Danas
1

Os planos sociológicos consistiam em:

C) Na criação da ciência da sociedade que passaria a estudar cientificamente a origem dos problemas sociais para então resolvê-los.

Comte tinha ideia positivistas, ele acreditava que a sociedade poderia resolver qualquer problema social através das ciências exatas e biológicas, o que poderia ser de fato verdade, porém, é complicado resolver problemas sociedades.

A ciência fez a humanidade evoluir muito, a pobreza diminuiu, mas ainda temos diversos problemas, como as desigualdades, falta de perspectiva e o aquecimento global que pode extinguir a humanidade no futuro.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares