Lídia é uma aluna com dificuldade na escola. Já repetiu de ano uma vez e suas notas continuam baixas. Depois de mais um mês com notas baixas, Lídia diz a seus pais que não quer mais continuar a estudar. Alega que não dá para os estudos e que vai dedicar-se em tempo integral a atividades esportivas. Seus pais se mostram muito preocupados e procuram de todas as maneira convencer Lídia a perseverar em seus estudos. Diante desse impasse, resolvem procurar ajuda na escola para lidar com o problema em questão. Você, como profissional da escola, precisa orientar adequadamente esses pais. Descreva quais seriam suas orientações e explique como a Psicologia Social poderia ajudar a compreender o caso.
Respostas
Resposta:
O correto seria tentar entender o verdadeiro motivo da decisão de Lídia, vários meios podem ter a levado à essas notas baixas e ter a decisão de desistir dos estudos. Indicaria os pais a ter uma conversa com os professores e colegas de Lídia, para saber como é a relação social dela, se sofre algum tipo de pressão, abuso ou bullying. A Psicologia Social ajudaria a saber esses problemas citados, Lídia conversar com um profissional poderá ajudar ela a se abrir e contar qual o problema.
Explicação:
No meu ponto de vista é isso... espero ter ajudado:)
Resposta:
A Psicologia Social poderá contribuir para verificar as causas subjetivas de Lídia querer abandonar os estudos, bem como as causas externas dessa decisão. Os pais poderiam ser orientados a conversar com Lídia sobre os motivos dessa decisão, buscando em situações exitosas as atitudes que a levaram a alcançar os seus objetivos nas atividades escolares, demonstrando a Lídia que ela é capaz, através de pequenos atos de mudança, de conseguir alcançar seus objetivos escolares.
Explicação: