Na disciplina de Psicologia da Educação pudemos estudar a importância da escola e do professor no processo de desenvolvimento e socialização dos estudantes. Além do conteúdo técnico científico, o professor participa também das discussões políticas e sociais que permeiam este ambiente. Ao usarem exemplos da vida real para explicar a disciplina é possível verificar como o professor se envolve em momentos que abarcam situações que extrapolam o conhecimento específico daquela área em questão. Entre estes assuntos está o bullying, principalmente no nosso país. Segundo estudo da OCDE com 48 países, o ambiente escolar brasileiro é duas vezes mais suscetível ao bullying do que a média geral das instituições de ensino em 48 países.
A partir do exposto inicialmente, com auxílio do vídeo, cujo link está a seguir, e com base na unidade 5 de nosso livro texto, a proposta desta atividade é que você disserte acerca do tema bullying nas escolas, seguindo o roteiro questionamentos a seguir:
Questionamento 1: Apresente a definição de bullying utilizando um exemplo real. Podem ser utilizados textos de reportagem sobre o tema, desde que explicitamente referenciados.
Questionamento 2: A partir do exemplo utilizado, explique se o bullying é considerado um ato de violência, justificando sua resposta.
Questionamento 3: Você, enquanto professor, se estivesse diante do caso real apresentado, como agiria com relação ao bullying?
Respostas
Questionamento 1: O bullying é um termo em Inglês utilizado para definir um comportamento de agressão constante, tanto física como psicológica, que existe entre duas ou mais pessoas.
Tal relação tóxica e nociva causa efeitos duradouros nas vítimas e que repercurtem em diversos âmbitos pessoais na vida das pessoas. Esses comportamento se expressam como perseguições, humilhações ou até mesmo agressões físicas.
Um exemplo real de como o bullying pode repercurtir de forma negativa e causar danos permanentes nas pessoas, é o caso do massacre na escola de Suzano em 2019, no qual o assassino tinha problemas psicológicos e afirmou fazer tudo o que fez por sofrer bullying durante sua adolescência naquela mesma escola.
Questionamento 2: Sim, o bullying é considerado uma prática violenta até quando os atos não envolvem agressões físicas em si. Uma das principais formas de bullying que se desenvolvem hoje em dia é o Cyberbullying, onde de fato não ocorre nenhum dano a saúde física da vítima, principalmente por ser uma prática realizada através das redes sociais e computadores. Entretanto, os atos incluem espalhar fotos pessoais da vítima, chantagem e perseguição virtual. Os danos psicológicos são inúmeros, e isso é uma violência gravíssima que traz prejuízos à vida das pessoas que a sofrem.
Questionamento 3: Como professor eu tentaria manter primeiramento o diálogo com o bully, a pessoa que pratica os atos violentos, pois muitas das vezes esse sujeito nada mais são do que vítimas que tentam reproduzir ações que elas já viram ocorrer ou descarregam a violência como forma de vingar aquilo que elas já sofreram um dia.