8- marque a alternativa que melhor se refere a cada parte do enredo dessa crônica:
4.1) Situação inicial:
(A) Duas pessoas se encontram na rua.
(B) Um comprador entra numa loja.
(C) Um vendedor discute com o comprador.
4.2) Complicação:
(A) O comprador que comprar algo que a loja não tem.
(B) O vendedor não dá atenção ao comprador.
(C) O comprador não consegue comunicar o que quer comprar.
4.3) Clímax:
(A) O vendedor pede a paciência.
(B) O comprador quer chamar o gerente.
(C) O comprador não sabe desenhar.
4.4) Desfecho:
(A) O vendedor fala a palavra que faz o comprador lembrar o nome do objeto que estava
procurando.
(B) O comprador lembra-se da palavra e diz ao vendedor.
(C) O comprador e o vendedor não se entendem.
Respostas
Resposta:4.1) Situação Inicial (letra B)
4.2) Complicação (letra C)
4.3)Clímax (letra C)
4.4)Desfecho (letra A)
Explicação: é só ler a crônica: Comunicação (Luís Fernando Veríssimo)
1 - Nessa parte o texto se encontra em situação inicial: Letra B. A crônica que o texto se refere é a "Comunicação" de Luis Fernando Veríssimo.
Uma situação inicial é aquela que retrata elementos que o leitor pode identificar como novos na trama.
A partir do momento que esse indivíduo busca realizar uma leitura ampla sobre o sentido e o enredo que o texto propõe, ele precisa entender como cada elemento da obra é apresentado, sendo o início, a parte que o autor apresenta os fundamentos básicos da crônica.
Qual a importância da situação inicial?
A partir dela o autor nos conecta com as próximas fases do texto, que se dão no desenvolvimento, onde os personagens principais devem ser apresentados.
Exemplo de crônica:
brainly.com.br/tarefa/5626546
2 - O comprador não consegue comunicar o que quer comprar. Na crônica "Comunicação" de Luis Fernando Veríssimo, vemos um momento interessante, onde a falta de comunicação é justamente o que define o ponto de interseção entre o personagem e o sentido do texto.
A importância da complicação no texto
Para ser mais exato, o texto fala sobre a comunicação, e, a falta dela também abre margem para um diálogo, sendo essa a principal forma do autor construir uma narrativa que apresente os "dois lados da moeda" daquele que utiliza a fala e do que não sabe como se comunicar, ou seja, chegar até o seu objetivo.
Mais sobre a construção textual:
brainly.com.br/tarefa/3827621
3 - O que se refere ao clímax está na letra C. Quando o texto posiciona o personagem, (comprador) como alguém que não sabe se comunicar ele nos orienta um sentido em particular importante: o fato desse diálogo não estar sendo executado é uma prova que a trama precisa se encaminhar para um objetivo, neste caso, a solução do problema.
Como funciona o clímax?
O clímax pode ser identificado a partir de um conflito, onde a narrativa alcança a tensão máxima, por exemplo: o comprador não se comunica, então o vendedor pede para ele desenhar mas ele não sabe desenhar.
Mais sobre clímax:
brainly.com.br/tarefa/50262158
4 - O desfecho se apresenta na letra A. O objeto que o comprador está procurando nos coloca em estado de dúvida durante todo o texto.
A forma como a trama se desenvolve até chegar ao seu clímax, com o comprador sem saber se comunicar e o vendedor não entendendo o que ele quer dizer, geram um sentimento de tensão.
A chegada ao desfecho
Apesar do diálogo tenso entre ambas as partes, o desfecho se dá de forma criativa, sendo algo que pode acontecer de forma cotidiana. Uma pessoa lembrar o que a outra deseja e dizer uma palavra que ela estava buscando, quebrando assim o ruído na comunicação.
Mais sobre crônicas:
brainly.com.br/tarefa/19692389