As fronteiras do brasil sempre apresentaram o mesmo formato?
Respostas
As fronteiras brasileiras foram aumentando com os anos, seja pela exploração territorial ou pelos acordos fronteiriços, até a Guerra da Cisplatina, em que o Brasil perdeu o território que hoje é o Uruguai.
Fronteiras do Brasil
O território brasileiro começa a se consolidar antes mesmo da chegada dos portugueses. Em 1493, a bula papal Inter Coetera destinava ao reino de Portugal terras à 100 léguas à oeste do Arquipélago de Cabo Verde (África).
Em 1494, o Tratado de Tordesilhas alterou a bula do papa Alexandre VI, alterando o limite do meridiano para 370 léguas à oeste da África, partindo do Arquipélago de Cabo Verde.
Com a União Ibérica de 1580 a 1640, Portugal e Espanha fizeram parte da mesma união dinástica. Assim, as fronteiras do Tratado de Tordesilhas não foram respeitadas por não fazerem sentido.
Nos séculos séculos XVI a XVIII, os Bandeirantes exploraram os sertões brasileiros, a Região Sul, a Região Centro-Oeste (principalmente Mato Grosso e Goiás) e descobriram o ouro em Minas Gerais, ampliando os domínios portugueses na América.
O Tratado de Utretch (1713), da Guerra de Sucessão Espanhola, afetou as fronteiras brasileiras, estabelecendo os limites da fronteira com a Guiana Francesa e os limites do estado do Amapá.
O Tratado de Madri (1750) substituiu o Tratado de Tordesilhas e definiu os limites das colônias, determinando o princípio uti possidetis, que dá o direito às terras aquele a ocupou primeiro, processo este realizado pelas bandeiras, pela pecuária e pela expansão oficial.
A Guerra da Cisplatina (1825-1828), após a independência do Brasil, acabou originando a República Oriental do Uruguai, que passou a não fazer parte do território brasileiro.
Para mais informações sobre a expansão territorial brasileira, acesse:
brainly.com.br/tarefa/44910664