Respostas
Resposta:
Movimento contemporâneo modificou as artes e arquitetura
O pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias. Por vezes é também chamado de pós-modernidade ou pós-industrial, nasceu em 1945, mas foi apenas em 1960 que começou seu processo de expansão pelos diversos setores sociais. Isso ocorreu por causa das transformações no âmbito tecnológico que influenciaram todos os aspectos sociais.
Conheça agora o contexto histórico que envolve o nascimento desse movimento, suas características e principais representantes.
Contexto histórico
O movimento pós-moderno surgiu após o Modernismo e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Nesse período, o mundo passava pela Terceira Revolução Industrial e por diversas mudanças tecnológicas e sociais. As máquinas foram substituindo aos poucos o trabalho humano, as lutas de classe começaram a ganhar fôlego e os indivíduos se questionavam sobre sua existência e sobre a forma de organização do mundo.
A modernidade aumentou as desigualdades sociais e a destruição do meio ambiente tornava-se cada vez mais perceptível. As ideologias chegaram ao fim e pessoas começam a compreender que os projetos utópicos foram deixados de lado. O consumo extremo mais o culto ao corpo tornaram-se o novo modelo dessa nova sociedade.
A sociedade de espetáculo ganhou novas proporções e o homem deseja muito mais do que consumir coisas, agora ele deseja experiências marcantes, encontrar novas pessoas, ter sensações e vivências nunca experimentadas. A internet e as novas tecnologias de comunicação contribuem para isso. É possível agora conversar com uma pessoa do outro lado do mundo com apenas um clique.
Nesse contexto, a arte pós-moderna surge para questionar os valores individualistas e refletir todo esse momento social. A Pop Art passa assim a ironizar a sociedade de consumo e a Arte Conceitual passa a conversar com os vazios e incertezas sociais. Mas, ao mesmo tempo em que critica o consumo, a Arte Contemporânea vira consumo e passa a ser alvo do mercado internacional.
Explicação: