Respostas
Resposta:
A importância da teoria nas aulas de Educação Física
BARBOSA (1997), em suas considerações sobre teoria e prática, afirma que teoria é um processo interno, abstrato - é o pensamento em si - e a prática é o ato concreto que se pode ver, ouvir, sentir; é quando nosso interior entra em contato com o mundo exterior (p.20).
O mesmo autor define que aulas práticas como sendo aquelas em que são colocados em prática os conteúdos vistos nas aulas teóricas, através da execução de movimentos corporais, atividades recreativas, rítmicas e jogos, facilitando o entendimento e a assimilação desses conteúdos (p.94).
Da mesma forma, MATTOS & NEIRA (2000) citam que todas as aulas deveriam ser divididas em duas partes: parte teórica e parte prática. A parte teórica tem como objetivo proporcionar ao aluno o conhecimento dos principais conceitos do tema que está sendo desenvolvido, além disso, explicar a importância e o porquê trabalhar tal tema nas aulas.
Na parte prática, o aluno poderá vivenciar os conceitos estudados na teoria. Através da supervisão do professor, realizará movimentos corretos que possibilitarão a aprendizagem do tema estudado, tanto os conceitos quanto os movimentos.
Mas, será que para realizar movimentos corretamente os alunos necessitam de aulas teóricas? A Educação Física não exige ser teorizada, porém é preciso ocorrer um equilíbrio entre a teoria e a prática. O aluno precisa saber por qual motivo ele está realizando os movimentos e, não, notificar-se do movimento através da biomecânica para depois realizá-lo.
Pesquisas realizadas por BRITO (1999) e também por RODRIGUES (1996) demonstram que os alunos têm grande interesse em buscar os conhecimentos teóricos da disciplina, porém, na maioria das vezes, os alunos desconhecem os objetivos da Educação Física, não sabendo o significado da mesma.
Baseado nos fatores que ainda limitam a existência da teoria nas aulas de Educação Física ressaltados por ZIMBRES (2001) sintetizamos os seguintes itens:
Conhecimentos teóricos são direcionados para os professores e não para o interesse dos alunos.
A concepção do aluno de que aulas teóricas devem ser dentro da sala de aula ou qualquer outro ambiente fechado.
Os professores necessitam aprofundar-se no embasamento teórico antes de transmitir os conteúdos aos alunos.
Muitos professores ainda pensam que teoria é perda de tempo nas aulas.
Não há impedimento para transmitir conteúdos conceituais aos alunos. Para que isso ocorra não é necessário uma faixa etária, local e/ou materiais específicos para esses conteúdos serem transmitidos. Basta o educador se notificar da importância destes conhecimentos para a formação integral do indivíduo como cidadão. Transpondo esta etapa, o processo ensino-aprendizagem tornar-se-á mais eficaz se o professor se adequar às necessidades da aula.
Explicação: