- A crise humanitária envolvendo o povo Rohingya, considerada por muitos como a de maior gravidade hoje no planeta, recentemente foi denunciada pela ONU como uma “limpeza étnica”, tendo o Alto Comissariado para os Direitos Humanos utilizado o termo “genocídio” para qualificá-la. Sobre essa crise, é correto afirmar:
a) O povo Rohingya, uma minoria católica dentro do Estado de Mianmar, vem sendo massacrado pelo exército daquele país. Tal situação provocou, inclusive, um encontro do Papa Francisco com a ativista birmanesa, a nobel da paz, Augn San Suu Kyi.
b) A presidente Augn San Suu Kyi, renomada ativista pela democracia em Mianmar, Nobel da paz em 1991, vem sendo alvo de várias críticas lançadas inclusive por outros agraciados pelo prêmio Nobel da paz, entre os quais o arcebispo sul-africano Desmond Tutu e a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, diante da inação do seu governo frente à "limpeza étnica e os crimes contra a humanidade" sofridos pelos Rohingyas.
c) Desde o início da nova onda de repressão ao povo Rohingya, em meados de 2017, a ONU calcula que ao menos 655 mil Rohingya tenham buscado refúgio no Laos, país vizinho.
d) Os Rohingyas, povo muçulmano, diferem da maioria budista em sua cultura e religião. Habitam predominantemente o Estado de Rakhine, em Mianmar, antiga Birmânia. Porém, não são reconhecidos pelo governo como cidadãos nem, tampouco, como um dos mais de cem grupos étnicos que compõem o país.
Respostas
Resposta:
letra D
Explicação:
em Mianmar país majoritáriamente budista, são vítimas de multiplas discriminações:
trabalho esforçado, extorsão, restrições a liberdade de circulação,regras de casamento injustas e confisco de terras;por isso,centenas de milhares fugiram e fogem do país.
foi essa base q eu usei para chegar a resposta
JESUS TE AMA E CUIDA DE VOCÊ
A crise humanitária que envolve o povo Rohingya, envolvem questões religiosas e por causa disto, não são reconhecidos pelo governo como cidadãos (alternativa d).
A região do Mianmar é muito conflituosa em termos religiosos. O povo Rohingya em sua grande maioria, vive abaixo da linha da pobreza e é considerado apátrida pelo governo do país. Ser apátrida significa que a sua nacionalidade não é reconhecida pelo governo.
Desta maneira, não possuem nenhum tipo de direito político ou social por parte do Estado, como acesso à saúde, educação ou segurança. Em 2012, após o ataque de um rohingya a um busdista da região, as perseguições por parte do governo se se tornaram mais violentas, o que fez com que uma grande parte da população perseguida, deslocasse para o país vizinho.
Atualmente o povo rohingya é a minoria étnica mais perseguida de todo o mundo e com a superlotação do campo de refugiados no país vizinho, encontram-se encurralados sem conseguir fugir para locais mais seguros.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/33833045