Os bens públicos são caracterizados por serem indivisíveis e por responderem ao princípio da não-exclusão no seu consumo. São indivisíveis porque o consumo por parte de um indivíduo ou de um grupo social não prejudica o consumo do mesmo bem pelos demais integrantes da sociedade. São não-excludentes porque, em geral, é difícil ou mesmo impossível impedir que um determinado indivíduo usufrua de um determinado bem público. São exemplos clássicos de bens públicos: iluminação pública, justiça, segurança pública e defesa nacional.
MENEGUIN, F.B.; SAAB, F. Análise de impacto regulatório: perspectivas a partir da lei da liberdade econômica. Textos para Discussão 271, Núcleo de Estudos e Pesquisas da Consultoria Legislativa, Senado Federal, 2020.
Com base nessa informação, avalie as afirmações a seguir referente aos bens públicos como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
I. Dado que os bens públicos são de uso não exclusivo a presença de caronas na maioria das vezes faz com que os mercados competitivos deixem de prover quantidades eficientes desses bens.
II. A presença de caronas dificulta a oferta eficiente dos bens públicos pelo mercado.
III. Um carona é um indivíduo que usufrui de determinado bem ou serviço mas não paga por ele, na expectativa de que outros o façam.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V e V.
Alternativa 2:
V, F e V.
Alternativa 3:
F, V e V.
Alternativa 4:
V, F e F.
Alternativa 5:
F, F e V.
Respostas
respondido por:
3
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
respondido por:
2
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
V V V
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás