URGENTE!!
preciso de ideias de perguntas sobre o tema "adolecencia e juventude".....exemplo: qual é o cotidiano dos jovens?
URGENTE!! agradeço desde já
Respostas
Resposta:
E o que é ser jovem? A juventude é um conceito, é uma construção histórica e social e não somente uma condição etária e parte de um determinado ciclo que compreende a fase entre a infância e a maturidade mesmo com os limites etários não sendo definidos rigidamente uma vez que essa definição etária é controversa. No Brasil segundo o Estatuto da Juventude, é jovem o cidadão com idade entre 15 e 29 anos, para a Organização das Nações Unidas (ONU) a juventude compreende a faixa etária entre 15 e 24 anos existindo nesse meio um debate, principalmente no tocante às políticas públicas, que traça dois momentos do período de vida amplamente denominado juventude; um a adolescência que corresponde à primeira fase tomando como referência o estabelecido pelo ECA, que vai dos 12 aos 17 anos; e o outro momento a juventude propriamente dita.
O relatório La Juventud em Iberoamérica: tendências y urgências, publicado em 2004, organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Organização Iberoamericana da Juventude (OIJ), diz em seu texto “que é impossível haver uma definição concreta e estável sobre o significado de juventude,” uma vez que existem diversas questões que implicam para que essa definição seja única e global.
Atualmente as questões relativas aos processos e dificuldades de inclusão no mundo social vividos pelos jovens que se encontram num momento de construção dos seus espaços e modos de inserção, formação e preparação para uma vida adulta geram impasses e indagações que refletem no modo como estes estabelecem as relações de socialização com o outro e com o mundo em que vivem. É nessa fase da vida que surgem os dilemas, que se apresentam como desafios e interferem nos seus comportamentos e na maneira de pensar e agir, é nesse contexto que há uma explosão de novos conceitos, e os jovens se deparam com grandes impasses ao buscarem se firmar na sociedade e garantir seus direitos de serem ouvidos e respeitados na busca dos seus sonhos e projetos de vida.
A juventude e as implicações dessa fase tem se tornado nos últimos anos tema de atenção de estudiosos, pesquisadores e de instituições civis e públicas na tentativa de não somente compreender a relação desses jovens com a família, trabalho, educação como também seu envolvimento com questões sociais e políticas e a partir daí propor alternativas que possam vir a fortalecer os jovens como sujeitos de direito, oferecendo possibilidades nesse período que antecede a vida adulta.
E são milhares, vivem em grupos, temem a violência e o desemprego, tem sonhos e são cada vez mais precoces, mais atuantes e conscientes de seu papel na sociedade. De acordo com os dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, os jovens ocupam, um quarto da população do País, ou seja, são 51,3 milhões de jovens de 15 a 29 anos vivendo, atualmente, no Brasil, sendo 84,8 % nos centros urbanos e 15,2 % no campo. Pessoas com um enorme potencial de desenvolvimento buscando entender seu processo de mudança e precisando ser ouvidas e compreendidas.
No Brasil há uma juventude insatisfeita com o cenário atual, desacreditada dos partidos e da política e em busca de repostas. Não interessa aos jovens comparar o passado com o presente, eles têm o olhar voltado para o futuro mesmo em meio às inc
Explicação:
nao prescissa copiar td e so resumir pra ficar mais faciu bjs espero ter ajudao.