Respostas
Martin Luther King
Martin Luther King Jr. (1929-1968) foi um pastor batista e um dos principais líderes negros na luta contra a discriminação racial nos Estados Unidos.
Ativista político, Martin reivindicava salários dignos e mais postos de trabalho para a população negra. Além disso, defendeu os direitos das mulheres e foi contra a Guerra do Vietnã.
Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, no dia 15 de janeiro de 1929. Tanto seu avô como seu pai eram pastores da igreja batista, e Martin resolveu seguir por este caminho.
Formado em sociologia na "Morehouse College", em 1948, Martin Luther King continuou seus estudos no Seminário Teológico Crozer, em 1951. Posteriormente, em 1955, fez doutorado em Teologia Sistemática pela Universidade de Boston. Ali, conheceria sua futura esposa, Coretta Scott King, com quem teria quatro filhos.
Viveu durante sua infância e adolescência a política segregacionista que imperava no estado de Atlanta. Por isso, desde o início de sua carreira, King foi um ativista dentro do movimento negro que lutava pela igualdade civil entre negros e brancos.
Após seus estudos teológicos, King serviu como pastor numa igreja em Montgomery, no estado de Alabama. Integrou a "Associação Nacional para o Progresso das Pessoas de Cor" (NAACP, na sigla em inglês).
King foi um dos líderes, em 1955, do boicote aos ônibus da cidade de Montgomery. O ato de protesto começou em função do caso Rosa Parks, mulher negra que foi presa ao negar-se a ceder seu lugar a um homem branco no ônibus.
O boicote durou 382 dias e foi vitorioso, quando a Suprema Corte Americana declarou ilegal a discriminação racial em transportes públicos. Entretanto, durante este tempo, King foi preso, sua casa bombardeada e sofreu diversos atentados.
Ademais, Martin foi um dos fundadores da "Conferência da Liderança Cristã do Sul" (SCLC, na sigla em inglês), de 1957, sendo seu primeiro Presidente. A princípio, a CLCS era integrada por comunidades negras ligadas às igrejas batistas, e King a liderou até sua morte.
Martin Luther King Jr. foi morto no dia 4 de abril de 1968, em Memphis, quando se preparava para mais uma marcha civil.
Ainda permanece a dúvida sobre a real autoria deste crime, posto que King era odiado por grupos racistas espalhados pelo Sul dos Estados Unidos.
Espero ter ajudado!!!
Bons estudos!!!