• Matéria: Filosofia
  • Autor: etheriious49
  • Perguntado 5 anos atrás

Muito do que se sabe sobre a vida e sobre a filosofia de Sócrates foi transmitido pelos diálogos escritos por seu discípulo mais importante, Platão. Em um desses diálogos, lemos a seguinte passagem: SÓCRATES: − E nunca ouviste falar, meu gracejador, que eu sou filho de uma parteira famosa e imponente, Fenarete? TEETETO: − Sim, já ouvi. SÓCRATES: − Então já te contaram também que exerço essa mesma arte? TEETETO: − Isso, nunca.SÓCRATES: − Pois fica sabendo que é verdade (...). “A minha arte obstétrica tem atribuições, iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar as almas, não os corpos, em seu trabalho de parto”. Com base na filosofia de Sócrates e no trecho supracitado, marque a afirmativa verdadeira *

1 ponto

(A) Sócrates exercia a arte das parteiras, isto é, a arte da maiêutica. Essa arte consistia em interrogar os seus interlocutores em busca da verdade, conduzindo a investigação para além de toda aparência de saber que os homens, em geral, trazem consigo.

(B) Sócrates se recusava a dialogar sobre questões referentes ao ser humano.

(C) Sócrates interrogava as pessoas em praça pública para humilhá-las, colocando-as diante da própria ignorância. Segundo ele, “o homem é a medida de todas as coisas”, por isso, a verdade depende do que se pode extrair de cada homem.

(D) Sócrates se dizia o mais sábio entre todos os homens, porque só ele conhecia as verdades que os outros não eram capazes de encontrar.

(E) Com a arte maiêutica, Sócrates demonstrava a superioridade do seu saber diante das falsas opiniões cultivadas pelos cidadãos de Atenas.

Respostas

respondido por: lucassnerdd
4

Resposta:

Resposta Letra A

ExplicaçãO

A mãe de socrates era uma parteira e dizia que a sua lida com ateniencies era proporcionamente igual onde trazia a luz (o conhecimento) atravez de dialogos e perguntas

Perguntas similares