Atividade de química
Utilizando uma tabela periódica, localize onde está a representação do átomo de carbono e depois responda:
1) qual o símbolo que o representa?
2)qual é a sua família e série?
3)quais as características que os átomos da família do carbono tem em comum? 4)agora responda sobre as características comuns dos átomos que estão na mesma série do carbono?
5) qual o número atômico e número de massa do carbono?
6) em qual estado físico ele é mais comumente encontrado na natureza, por quê?
7) Agora faça a distribuição eletrônica do carbono quando ele está no seu estado fundamental.
8) Com base nas características químicas do átomo de carbono, você seria capaz de explicar em um pequeno texto ou através de um desenho esquemático, por que esse átomo consegue formar cadeias acíclicas ou cíclicas, saturadas ou insaturadas?
Respostas
1) O carbono na tabela periódica é representado pelo símbolo C.
2) O carbono compõe a família 14 (ou 4A), também chamada de família do carbono, está presente no 2° período e faz parte da série química dos elementos representativos.
3) Todos os membros da família do Carbono apresentam 4 elétrons na sua camada de valência e seu subnível mais externo é o p. Além disso, todos os elemento da família do Carbono fazem parte dos elementos representativos.
4) Uma característica comum a todos os elementos presentes na série do elementos representativos é que todos possuem o elétron mais energético no subnível s ou p, e isso vai variar de acordo com a família que cada um deles pertence.
5) O número atômico do Carbono e igual a 6, e sua massa atômica é igual a aproximadamente 12.
6) Devido a sua afinidade eletrônica, o Carbono é encontrado no estado sólido em temperatura ambiente. Suas formas variam desde o grafite até o diamante, quando ocorrem ligações eletrônicas mais fortes.
7) Tendo em mente que seu número atômico é igual a 6, sua distribuição eletrônica em subníveis se dá por: , enquanto nos níveis de camada temos: K=2 L=4.
8) O carbono tem a capacidade de formar diversos tipos de cadeias, como cíclicas e saturadas, devido a sua característica de Tetravalência, ou seja, a propriedade que lhe permite fazer até quatro ligações. Isso o torna capaz de se ligar a outros átomos de carbono ou diversos outros elementos. Por conta da quantidade de ligações possíveis que o átomo de carbono pode realizar, ocorre a formações de cadeias e suas ramificações, responsáveis pela complexidade de moléculas existentes.
Resposta:
quero uma responder correto