• Matéria: História
  • Autor: gustavo4537
  • Perguntado 5 anos atrás

(ENEM -2014)
TEXTO I
“Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.” (Tucídides. História da Guerra do Peloponeso. Adaptado)

TEXTO II
“Um cidadão integral pode ser definido nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente pode sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixado.” ( Aristóteles. Política)

Comparando os textos I e II, tanto para Tucídides ( no século V a.C.) quanto para Aristóteles ( século IV a.C.), a cidadania era definida pelo (a):
A) prestigio social
B) acúmulo de riqueza
C) participação política
D) local de nascimento
E) grupo de parentesco

Respostas

respondido por: gaulesKKKKK
8

Resposta:

letra c

Explicação:

https://brainly.com.br/tarefa/13205197

respondido por: dudynhapib
4

c) participação política

 

   Ambos os textos retratam o assunto da cidadania democrática, ou seja, a partir da participação direta do cidadão acerca das decisões a serem tomadas.  E esta democracia ocorria normalmente através da assembleia de cidadãos, que objetivava tomar suas decisões com base nas necessidades do conjunto de pessoas que participavam destas decisões.

    Este tipo de democracia beneficiava muito o povo, por poder ter uma participação direta nas decisões políticas e o texto vem mostrando esta realidade acerca da cidadania que ocorria séculos antes de Cristo.

Perguntas similares