• Matéria: Sociologia
  • Autor: tmel26262e
  • Perguntado 5 anos atrás

pergunta : vocês irão resumir os pontos principais , que acharem importantes no texto

o senso comum é um tipo de pensamento que não foi testado , verificado ou metodicamente analisado. geralmente , o conhecimento de senso comum está presente em nosso cotidiano e é passado de geração a geração.
podemos afirmar que este tipo de conhecimento é categoricamente, popular e culturamente aceito, o que não garante a sua validade ou invalidade
o senso comum , pode ser obtido a partir de um movimento de repetição cultural , por estar correto ou não . não é possível confia neste tipo de conhecimento como se confia na ciência , mas também não podemos invalidá- lo de imediato , pois o fato de não se estabeleceram métodos e testes comprobatórios, não significa , necessariamente, que o tipo de conhecimento popular está errado .
o senso comum é movido, geralmente , pela opinião . é transmitido de geração a geração e consideramos um tipo de conhecimento sem qualquer base científica .
você já ter ouvido muito a respeito de :
- chá de boldo cura problemas no fígado .
- ameixa e mamão ajudam a regular o intestino .
- em time que está ganhando não se mexe .
- há solução para tudo , menos para a morte .
embora possamos considerar senso comum e ciência como dois tipos de conhecimentos opostos, porque inicialmente são muito diferentes, entretanto, existem algumas concepções e ideias que sugerem que, de certa forma um completa o outro. de fato , a ciência é a fonte de conhecimento mais segura que tem, mas a validade do senso comum , em alguns casos é notáveis. se pensamos que grandes pesquisas científicas que levaram a grandes descobertas farmacêuticas partiram do conhecimento de senso comum de plantas medicinais, por exemplo temos elemento para considerar os seus comum como um bom ponto de partida para impulsionar a ciência .
um bom exemplo disso é o caso da utilização do boldo para resolver problemas digestivos, uma vez que, na sabedoria popular, apenas os senso comum admitir essa relação, porém, estudos farmacêuticos já comprovaram a eficácia do boldo para tratamento de indigestões intoxicações , o que resultou no desenvolvimento de fármacos à base da planta.
Aristóteles definiu a ciência como um " conhecimento demonstrativo'' , ou seja , um tipo de conhecimento comprovado que pode ser expressado por meio de uma demonstração , com fundamento em observações, análise de experimentos considerando a mais diversas hipóteses sobre aquele assunto.
mas, se alguém perguntar a você "O que é ciência?", talvez seja difícil pensar em uma resposta correta, rápida e objetiva
especialista determinam o século XVll- como o mais importante para ciência. alguns pensadores costumam determinar uma época para o surgimento ou nascimento da ciência, mas é fato desde que o mundo existe, há ciência : alguém produziu pouco precisou produzir algum tipo de medicamento... beijos sempre alguém quebra uma perna ou braço, se corta febre ou dor de cabeça...
a palavra "ciência" vem do latim '' scientia" , que significa '' conhecimento'' . por isso , é correto dizer que você '' tomou ciência " quando tomou conhecimento de alguma coisa que aconteceu, de um fato no sentido mais específico da palavra, a ciência é aquele tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral . é por isso que cientistas fazem observações , verificações , medicações , análises e classificações , procurando entender os fatos e traduzi- los para uma linguagem estatística E é aí que entra o método científico .
se para e método vivo nada mais é do que o caminho que percorremos para alcançar a meta.
regra geral, método científico segue algumas etapas básicas que são padronizadas para que o planejamento da pesquisa seja orientado.
podemos dizer que nem todas são obrigatórias normalmente a uma ordem: observação, elaboração do problema , levantamento de hipóteses, experimentação, análise dos resultados e conclusão.
vale ressaltar que quando falamos de ciência, estamos encorporando todas as ciências existentes, considerando a especificidade de cada uma delas.
por exemplo : na ciências humanas, nem tudo pode ser produzido em laboratório.
alguém pode pfvr me ajudar urgente é pra amanhã

Respostas

respondido por: josegemaque78
0

Resposta:

Explicação: o senso comum é uma opinião pessoal que pode se passar de pessoa para pessoa atraves de um convibio com a mesma, onde acaba se tornando " verdade" porem sem nenhum pensamento cientifico.


tmel26262e: mas se quiser vc pode colocar aqui no comentário
josegemaque78: Principais pontos: senso comum, ciência e a necessidade de um com o outro.
tmel26262e: obg
tmel26262e: eu esqueçi tem que resumi
tmel26262e: pergunta : vocês irão resumir os pontos principais importante do texto
josegemaque78: Enquanto o senso comum é apenas uma opinião gerada no nosso meio cotidiano como os " ditados populares" a ciência ultiliza fatos ou estudos para poder se dizer algo, mas apesar disso o senso comu se mostrou útil em algumas situações como a demostrada no texto, onde através do senso comum foi possível mesmo achar uma ultilidade para o boldo que mostro ter sim ultilidade para o intestino.
tmel26262e: obg
tmel26262e: vc pegou essa resposta do texto
tmel26262e: que eu coloquei
tmel26262e: ou foi da internet
Perguntas similares