O auge dessa efervescência do Iluminismo se deu no século XVIII - o "século das luzes". Destacamos alguns princípios iluministas: racionalismo, liberalismo, e o anticlericalismo. No quadro a seguir caracterize cada um deles.
RACIONALISMO
LIBERALISMO
ANTICLERICALISMO
Respostas
Resposta:
RACIONALISMO
RACIONALISMO É O NOME DADO AO PERÍODO DO ILUMINISMO QUE SE FUNDIU NA EUROPA NO SÉCULO XVIII E PARTE DO SÉCULO XIX.
LIBERALISMO
O LIBERALISMO É DIVIDIDO EM 2 PARTES, POLÍTICA ( LOCKE ) E ECONIMICA ( SMITH ) QUE CUJA CARACTERISTICA PRINCIPAL É A AUSENCIA DO ESTADO NA VIDA DAS PESSOAS E NA ECONOMIA.
ANTICLERICO
ANTICLERISMO POIS O ILUMINISTA COMBATIA A IGREJA POR QUE SOBREPUNHA A FÉ à RAZÃO, ALEM DE DENFENDEREM O ABSOLUTISMO COMO DIREITOS DIVINOS - VALE LEMBRAR QUE POUCOS ILUMINISTA ERAM ATTEUS, ONDE SOA MAIORIA ACREDOTAVA QUE DEUS ERA O CRIA DO DO UNIVERSO, MAS ELE NÃO INTERFERE NAS AÇÕES HUMANAS.
Explicação:
ESPERO MUITO TER AJUDADO
O Racionalismo era a defesa da ideia de que tudo deveria ter, na medida do possível, uma explicação racional e matematizada, "objetiva" e científica, rejeitando todos os tipos de dogmatismos e tradicionalismos.
O que era o Liberalismo e o Anticlericalismo?
O Liberalismo era a defesa das liberdades individuais como princípios invioláveis, assim como a crítica ao Antigo Regime como uma forma ineficaz de administrar uma sociedade. O Anticlericalismo era a crítica contra o poder político do Clero e a sua interferência na sociedade, sendo uma posição política de limitação da influência do Clero e, por vezes, até mesmo de violência contra a Igreja e seus símbolos.
Mais sobre o Iluminismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/22644008