Respostas
A prosa é a forma natural de comunicação entre seres humanos, sendo o texto em prosa construído em discurso direto e livre. Já a poesia é a expressão de emoções e sentimentos em um texto trabalhado esteticamente. Por isso, consiste em ritmo e harmonia para manifestação de beleza.
A prosa e a poesia são gêneros literários distintos. No entanto, o escritor e o poeta têm liberdade no trato da linguagem em suas criações.
Há autores que misturam os dois gêneros, o que a literatura chama de poesia em prosa, ou prosa poética. Desta forma, o texto é estruturado em prosa, mas com elementos originados da poesia, como ritmo e componentes emotivas.
As principais características dos poemas
Monossílabo - verso com uma sílaba poética.
Dissílabo - verso com duas sílabas poéticas.
Trissílabo - verso com três sílabas poéticas.
Tetrassílabo - verso com quatro sílabas poéticas.
Pentassílabo - verso com cinco sílabas poéticas.
Hexassílabo - verso com seis sílabas poéticas.
As principais características dos poemas
Os principais elementos que compõem um poema são o verso, a métrica, a estrofe, a rima e o ritmo.
Tipos de poemas
Segundo a classificação literária, os poemas são reunidos em três gêneros:
1. Poemas líricos: de caráter sentimental e subjetivo, por exemplo, o haicai e o soneto.
2.Poemas épicos: contém a presença de heróis, por exemplo, a epopeia e a fábula.
3.. Poemas narrativos: feitos para serem encenados, por exemplo, os autos e as farsas.
Estrutura do poema
Quanto à estrutura de um poema, ela é classificada em dois tipos:
Estrutura interna: corresponde aos aspectos relacionados ao conteúdo explorado no poema, que inclui: o tema, a linguagem, o discurso, a opinião do autor, o eu-poético, a organização, etc.
Estrutura externa: representa os aspectos formais dos poemas, ou seja, a forma do poema e que inclui: os tipos de versos, de estrofes, o esquema de rimas, a métrica, etc.
Vale ressaltar que existem os poemas de forma fixa e os de forma livre, os quais não apresentam uma estrutura rígida. Alguns poemas de forma fixa muito utilizados pelos poetas são:
Soneto: formado por 14 versos, sendo que dois deles são quartetos (conjunto de quatro versos) e dois são tercetos (conjunto de três versos).
Trova: formado por uma estrofe com quatro versos heptassílabos (com 7 sílabas poéticas).
Haicai: formado por 3 versos (terceto), sendo o primeiro verso composto de 5 sílabas poéticas (pentassílabo); o segundo de 7 sílabas poéticas (heptassílabo); e o terceiro de 5 sílabas poéticas (pentassílabo)
Prosa é o texto no estilo natural, sem a sujeição à rima, ritmo, parágrafos, estrutura métrica, aliterações ou número de sílabas. A principal diferença entre a poesia é a musicalidade.
A prosa é o estilo mais utilizado na linguagem do cotidiano para expressar o pensamento racional porque a linguagem predominantemente está no discurso analítico, objetivo, real e pouco ambíguo. É, em resumo, o texto corrido.
O conto, a crônica, a novela e o romance são exemplos de texto em prosa. Em geral, a prosa apresenta análise, narração e linguagem discorrida de maneira contínua. Também são exemplos o texto jornalístico e técnico.
O termo prosa é usado para designar um texto em que o autor oferece ao leitor a ambientação do personagem e deu mundo dentro de um espaço físico e temporal.
Pode ser dividida entre prosa literária da não-literária. Nesse estilo são reconhecidas diferentes formas, como a narrativa, a oratória, a poética, a ensaística e o texto científico. Também são reconhecidas as formas dramática, informativa e epistolar.
Prosa Poética
A principal característica da prosa poética está na dinâmica extensiva do texto, em geral, com imagens invocadas. Segue um processo semelhante ao encontrado no romance ou conto.
A prosa poética recorre a figuras típicas da poesia, como a aliteração, a metáfora, a elipse, e a sonoridade das frases.
A aplicação dos elementos, contudo, é subordinada ao alongamento do discurso narrativo, cuja tendência é o olhar lírico sobre a realidade.
Poema em Prosa
É a prosa gerada pelo impulso poético, tendo na essência liberdade formal a atrelada à concisão. O poema em prosa consegue desfrutar da crítica, da narração aos fatos diários e da regularidade de expressão.
A característica marcante está na brevidade e, ainda, na exceção à quebra de versos e no uso das mesmas figuras de linguagem comuns à poesia.
Embora se utilize dos recursos da poesia, se afasta da prosa poética por apresentar ritmo, harmonia e dissonâncias em todo o tempo. No recurso da brevidade, o poema em prosa marca pelo uso frequente de elipses e cortes bruscos.