como era distribuído as terras no Brasil, até 1850 e após 1985 ? qual a consequência Disso ?
Respostas
Resposta:
O processo histórico da distribuição de terras se deu inicio com as Capitanias Hereditárias e a concessão das Sesmarias, que foram fundamentais para o domínio do latifúndio no espaço rural brasileiro, moldado originalmente da doação do rei e seus donatários.
Em 1850 foi regulamentado a Lei de terras, alterando a forma de acesso à terra, que passou a ocorrer por meio da compra, e limitou a posse para quem dispusesse de capital para comprar, assim reforçando os latifúndios.
Com a maior parte da terra na mão de poucos proprietários, houve o aumento de pessoas sem terra e desempregadas no meio rural, o que colaborou para o êxodo rural e consequentemente a favelização. E outra tendência foi a organização de movimentos sociais. Em 1984 foi criado o MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra- que tinham uma estratégia de ocupação de propriedades privadas.
No meio do conflito e das pressões politicas e sociais está a Constituição de 1988, que cita a desapropriação de terras que não esteja cumprindo sua função social para fins de reforma agrária. A reforma não ocorreu na velocidade que deveria o que contribuiu para a violência no meio rural e a expansão dos conflitos, juntamente com o crescimento da fronteira agrícola.