(Unicamp-SP) O índice de mortalidade infantil é um dos indicadores do grau de desenvolvimento de um país, juntamente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo este composto pelos índices de expectativa de vida, escolaridade e PIB per capita. Observe os gráficos abaixo e responda às questões. a) Além dos índices que compõem o IDH, indique outros dois fatores que exercem uma influência positiva na queda dos índices de mortalidade infantil. b) Compare, analisando os dados de IDH e PIB per capita, as taxas de mortalidade infantil de Cuba e Bolívia.
Respostas
Explicação:
a)
- Melhoria nas condições médico-sanitárias;
- Participação de ONGs, igrejas e entidades filantrópicas na orientação das mães;
- Campanhas eficazes de vacinação;
- Melhoria no padrão alimentar, dentre outras.
b) Utilizando-se dos dados de IDH e PNB per capita e comparando as taxas de mortalidade infantil desses dois países, verifica-se que Cuba possui um dos menores índices dentre os países apresentados, enquanto a Bolívia possui um dos mais altos índices de mortalidade infantil. Quanto ao indicador PNB per capita, ambos os países têm valores próximos a 5 mil dólares;logo, esse fator não é expressivo na diferença entre as taxas de mortalidade infantil. Já o IDH mostra uma disparidade entre esse países, uma vez que Cuba possui um IDH próximo a 0,85 e a Bolívia tem IDH próximo a 0,70; portanto, Cuba apresenta uma posição muito melhor.
Diante desses dados, considerando a mortalidade infantil, podemos dizer que no caso de Cuba há uma maior participação do Estado nas políticas de saúde e educação, o que explica os melhores indicadores. Já no caso da Bolívia há grandes desigualdades sociais, o que deixa o país como um dos mais pobres países latino-americanos.