• Matéria: Contabilidade
  • Autor: lrebeque28
  • Perguntado 5 anos atrás

A época da Renascença foi um período muito rico para a cultura, as artes, a filosofia, a política e a economia. É nesse contexto do século XV e XVI que viveu Nicolau Maquiavel. De acordo com o panorama do Renascimento e do pensamento de Nicolau Maquiavel, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) A Antiguidade Clássica esteve presente como influências nas obras de Nicolau Maquiavel. ( ) No livro O Príncipe, Maquiavel observou pela primeira vez a oportunidade de príncipe conseguir fazer a separação da Itália em diversos reinos para que cada província conseguisse ser autossuficiente. ( ) O Príncipe, busca aconselhar ao príncipe a melhor forma de conquistar e manter seu poder, incitando à unificação italiana em um contexto marcado por conflitos e pela fragmentação política. ( ) Na obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio, é uma complementação da obra O Príncipe, no qual Maquiavel aponta que a solução para fim dos conflitos na Itália da Renascença era com a continuidade dos pensamentos políticos como o feudalismo da Idade Média. ( ) Na obra Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio fica evidente a tamanha oposição que Nicolau Maquiavel faz contra a Igreja, onde o autor aponta que a Igreja Católica foi pioneira no surgimento de muitas guerras no período. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Selecione uma alternativa: a) V – F – V – V – F b) V – F – V – F – V c) F – V – F – V – F d) V – F – V – F – F e) F – V – V – F – V

Respostas

respondido por: cesarberaldi
1

Resposta:

Letra D. confirmado pelo AVA

Explicação:

V - No período entre 1512-1520 maquiavel escreveu algumas obras, seguem elas: A mandrágora (La Mandragora), Discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (Discorsi sopra la prima deca di Tito Lívio), História de Florença (Istorie Fiorentine) e, por fim, aquela que se tornaria a sua obra mais conhecida: O príncipe (Il principe).Tal qual os seus contemporâneos, a presença de referências à Antiguidade Clássica, sobretudo a autores latinos, tais como Plauto (254 a.C. - 184 a.C.) e Tito Lívio (59 a.C. - 17 d.C.), é uma constante que marca o conjunto dos escritos do secretário florentino.  

F -  O príncipe busca aconselhar ao príncipe a melhor forma de conquistar e manter seu poder, incitando à unificação italiana em um contexto marcado por conflitos e pela fragmentação política.

V - Resposta na frase anterior

F - O tema da religião é introduzido desde o primeiro livro Os discursos sobre a primeira década de Tito Lívio (I, 11) e é, com certeza, um dos aspectos que causou mais incômodo nas ideias desenvolvidas por Maquiavel. Isso porque o autor enuncia abertamente uma crítica ao exercício do poder temporal pela Igreja

– tendo em vista que, uma vez no seu exercício, ela se desvia da sua missão espiritual (AMES, 2006);  

F - Maquiavel propõe pensar a existência de um Estado fora de uma estrutura política que seja fundada no catolicismo (AMES, 2006).

respondido por: diegosoarestorre
1

Resposta:

vfvff

Explicação:

Perguntas similares