Respostas
O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas. Sua composição predominante é formada por silicatos de ferro e de magnésio. O manto é a maior das camadas terrestres, com 83% do volume do planeta e 67% de sua massa.
O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. É subdividido em núcleo interno e externo.
A litosfera, que é camada superior e rígida da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica. Ela costuma estar associada à crosta terrestre por também ser uma fina camada que compõe a estrutura superficial da Terra.
A Astenosfera é a camada da Terra formada pela região superior do manto, apresentando um aspecto mais fluido e pastoso, com um magma que se encontra em constante movimento. É a camada terrestre que se encontra logo abaixo da litosfera e, por isso, atua e interfere diretamente na sua dinâmica. Sua profundidade varia entre 100 km e 400 km e sua composição básica são os silicatos de ferro e de magnésio.
A mesosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, imediatamente abaixo da termosfera e acima da estratosfera.
A endosfera, uma das quatro regiões da Terra (litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera), compreende o manto e o núcleo. Corresponde a uma grande massa de elevada densidade, encontrando-se envolvida pela crosta terrestre. Podem considerar-se duas zonas na endosfera: a endosfera externa, líquida, e a endosfera interna, sólida.
Resposta:
1- O conceito e algumas características da crosta terrestre. A Crosta Terrestre é a camada superficial da Terra, aquela que se manifesta externamente e que é composta por rochas e minerais.
2- O manto terrestre é a maior das camadas da Terra. ... O manto é a segunda camada da Terra, localizado entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e temperaturas que chegam a atingir os 2.000 ºC nas regiões mais profundas.
3- O núcleo terrestre é a camada interna da Terra com os maiores níveis de pressão e temperatura. É subdividido em núcleo interno e externo. Sabemos que o planeta Terra é subdividido em três principais camadas (crosta, manto e núcleo) e duas descontinuidades (Mohorovicic e Gutenberg).
4- camada exterior sólida da superfície da Terra, que inclui a crosta e a parte superior do manto terrestre, e à qual se atribui uma espessura de 50 km a 200 km; orosfera.
5- camada frágil da parte superior do manto terrestre, muito plástica, localizada logo abaixo da camada rochosa rígida ou litosfera.
6- camada da atmosfera terrestre, situada de 32 a 80 km acima da superfície.
Ou camada sismologicamente diferenciável do interior da Terra, localizada entre a litosfera e o núcleo central [Denominação empregada por alguns autores.].
7-Parte estrutural da Terra, representada por uma grande massa de elevada densidade que é envolvida pola crusta e que compreende o manto e o núcleo.