O DNA de um único indivíduo foi sequenciado integralmente pela primeira vez em 2003, graças ao Projeto Genoma Humano. A façanha foi fruto de 13 anos de pesquisa e US$ 3 bilhões de investimento – na ponta do lápis, essa brincadeira saiu um dólar por cada letra do código genético de um único indivíduo. Em reais, no câmbio da época, isso dá pouco mais que a verba da USP inteira em um ano. Mas o jogo virou rápido: hoje, apenas duas décadas depois, já é possível decifrar todo o genoma de qualquer mortal em 24 horas por menos de US$ 500. Sabemos que durante a execução do Projeto Genoma Humano os cientistas sequen-
ciaram 1/4 do DNA do indivíduo teste em 5 anos e 3/4 do restante desse DNA nos 6 anos seguintes. Qual foi a fração do DNA que custou a esses cientistas seus últimos 2 anos de trabalho?
Respostas
respondido por:
3
Sequenciou-se 1/4 do genoma nos últimos 2 anos.
Esse exercício envolve o conceito de frações, que correspondem a pequenos pedaços de um todo, logo, são números não inteiros.
Nesse caso temos que nos primeiros 5 anos de pesquisa, sequenciou-se 1/4 do genoma e nos últimos 6 anos de pesquisa, sequenciou-se o restante, ou seja, 3/4. Assim, supondo que o sequenciamento nessa ultima etapa foi homogênea, podemos dizer que nos últimos 2 anos:
6 anos ------ 3/4 do genoma
2 anos ------ x
x = 2 . 3/4 ÷ 6
x = 6/4 ÷ 6
x = 1/4 do genoma
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás