a) Você vê alguma perspectiva de inclusão da cultura regional na grade de programação de sua emissora de TV? De que forma?
b) Quais alternativas você imagina possíveis para valorizar a cultura e as identidades locais na mídia?
Respostas
Resposta:
a) Existe a possibilidade de incluir a cultura regional na grade de programação de sua emissora de TV, embora nela haja pouca flexibilidade. Do ponto de vista do jornalismo, é possível a inserção de notícias locais, tornando-as interessantes mesmo dentro de um pequeno espaço, e planejando o agendamento regular no período que for possível, como, por exemplo, de 2 a 3 vezes por semana. Essa tática pode ser aliada à publicidade local possivelmente existente no veículo de mídia, uma vez que a propaganda se tornou um importante veículo na imaginação da comunidade de consumidores que compartilham práticas de consumo.
b) É preciso usar a criatividade para ocupar espaços na plataforma no Youtube e nas redes sociais da empresa onde há maior flexibilidade para produção. Devem-se buscar propostas interessantes, como a produção de episódios em série sobre a gastronomia local, com dicas e receitas que chamem a atenção do público e dos consumidores, ou até mesmo o planejamento uma série de entrevistas com pessoas de destaque na área da gastronomia, desde aquelas que produzem os pratos a outras que possam explicitar sua importância para as culturas regionais oriundas das imigrações alemã e italiana, cuja gastronomia é famosa, de maneira a incluir o locar e o regional no espaço nacional e até mesmo no espaço global, até mesmo considerando que a Internet, que é o meio tecnológico em que a plataforma e as redes estão presentes, é democrática e oferece várias opções de democratização da mídia.
Explicação: