Respostas
Resposta:
Home / Portal / Aprenda como fazer um histograma passo a passo
APRENDA COMO FAZER UM HISTOGRAMA PASSO A PASSO
Postado em 20 de dezembro de 2018 por Equipe IBC
como fazer histograma Histograma é uma representação gráfica que mostra a distribuição de frequências de um conjunto de dados quantitativos contínuos dentro da empresa.
O que é Histograma?
O histograma foi desenvolvido no ano de 1933, pelo estatístico francês André–Michel Guerry, com o intuito de detalhar sua análise sobre ocorrências criminais. O método, que é uma das 7 ferramentas da qualidade e também conhecido como distribuição de frequências, tem sido aplicado em diversas áreas e nada mais é do que um gráfico de barras verticais da distribuição de frequências de uma medição, a qual transcorre em um determinado intervalo.
Basicamente trata-se de uma ferramenta que tem como principal objetivo apresentar a frequência com que determinado fato acontece, bem como contribuir para que os processos, tanto da indústria, quanto de serviços, sejam acompanhados e controlados de perto.
Os resultados obtidos por meio desta poderosa ferramenta permitem que os aspectos de um processo sejam conhecidos, assim como possibilitam uma visão holística da variação de um conjunto de dados, funcionando como guia de melhoramento do projeto em análise.
Conheça as melhores ferramentes de gestão para sua empresa.
Baixe Gratuitamente meu livro “Ferramentas de Gestão”!
Como fazer um Histograma?
Para o desenvolvimento do histograma:
O primeiro passo é coletar os dados a serem analisados e organizá-los, a fim de facilitar a interpretação dos mesmos.
Calcule a amplitude (diferença entre o maior e o menor valor dos dados (R) – range, em inglês).
Defina os números de classes (as barras verticais). Para ordenar a quantidade de classes, primeiro deve-se computar o número de dados apontados. A letra (K) corresponde ao número de classes.
Calcule o intervalo das classes (dividindo-se a amplitude pelo número de classes).
Determine os limites das classes. Aqui, você seleciona o menor valor da amostra (se for mais viável, ele pode ser arredondado para baixo). Para calcular o limite superior da primeira classe, soma-se o valor do intervalo de classe (H).
Monte o histograma.
Este é o passo a passo básico para a elaboração de um Histograma, que seja capaz de lhe trazer informações precisas sobre a frequência com que algo acontece em um determinado contexto.
Explicação passo-a-passo:
espero ter ajudado