dois moveis partem simultaneamente de dois pontos de uma reta, separados por uma distancia de 60 metros, percorrendo-a na mesma direção e em sentidos contrários, com velocidades constante e iguais a 4m/s 6/.
a) Em qual instante após a partida, se verifica o encontro?
b)Qual a posição do encontro?
Respostas
Olá! Vamos somar os módulos da velocidade.
Ficará 10m/s. Consideraremos que só um carro se moverá com 10m/s.
S = So + VT
Consideraremos o outro carro parado a 60 metros
60 = 0 + 10t
6 = t
A posição será:
S = 0 + 4.6 (I)
S = 24 (I)
S = 60 - 6.6 (II)
S = 60-36 (II)
S = 24 (II)
Portanto, veja que substituindo o instante 6 nas equações em função do tempo das duas partículas obtemos o mesmo resultado, o que confirma nossos cálculos.
Respostas:
A) 6 segundos
B) metro 24
Explicação:
Vamos chamar os dois automóveis de A e B e, de acordo com o problema, vamos supor que o automóvel B é o que está a 60 metros de distância de A e que está se movendo em sentido contrário a A. Isto é, vamos assim dizer que A se movimenta para a direita, enquanto B se movimenta para a esquerda.
O problema não nos deu nenhuma aceleração, então o problema proposto se trata de dois automóveis em movimento uniforme (MU).
Analisando isso, temos que montar a função horária da posição dos dois automóveis A e B (lembrando que B está a 60 metros de A)
A função horária da posição no movimento uniforme é dada por:
S (posição final) = So (posição inicial) + v (velocidade) . t (tempo)
Considerando que A está indo para a direita, sua velocidade é positiva. Enquanto B, que se move para esquerda e tem a posição inicial como 60, tem a velocidade negativa. Sendo assim, montamos as funções horárias:
Sa = 0 + 4.t
Sb = 60 - 6.t
ITEM A
Para sabermos o instante (tempo) que os carros se encontram, basta igualarmos as suas funções horárias:
Sa = Sb
4t = 60 - 6t
4t + 6t = 60
10t = 60
t =
t = 6 segundos
ITEM B
Agora que temos o tempo, basta substituírmos este tempo na função horária de qualquer um dos dois automóveis. Vamos fazer no A:
Sa = 0 + 4.6
Sa = 24 metros