Dentre os povos mais conhecidos da Antiguidade podemos destacar na África, os egípcios, no Oriente Médio os mesopotâmicos e nas Américas os pré-colombianos. Como esses povos viviam? O que eles possuíam em comum?
Respostas
Resposta:
Vou separar em 3, e depois relacionar.
Explicação:
Part I
A População egípcia morava em pequenas cabanas feitas de junco, madeira e barro. As casas dos egípcios mais ricos eram confortáveis. Feitas com tijolos de barro secos ao sol, elas eram bem decoradas e mobiliadas. Possuíam camas, mesas, cadeiras, e os bancos tinham assentos de couro ou de palha.
Já na agricultura eles construíram diques e reservatórios. Os canais de irrigação também foram importantes para distribuir a água para as áreas agrícolas. Os agricultures egípcios utilizavam o arado, puxado por bois, como um dos principais instrumentos agrícolas. Os camponeses eram a maioria da população do Egito Antigo.
Parte II
Os povos mesopotâmicos viveram na região chamada de Crescente Fértil e desenvolveram técnicas de agricultura a partir das cheias e inundações dos rios fundamentais para o desenvolvimento dessa civilização.
As casas eram um simples cubo de tijolos crus, revestidos de barro. O telhado era plano e feito com troncos de palmeiras e argila comprimida. As casas não tinham janelas e à noite eram iluminadas por lampiões de óleo de gergelim
Parte III
A civilização pré-colombiana, era constituída por diversos povos, vou colocar aqui os 3 mais estudados.
Os três povos eram sedentários e viviam em cidades onde havia templos, palácios, mercados e casas. Embora sejam muito diferentes entre si, podemos destacar algumas características comuns das sociedades pré-colombianas.
As sociedade pré-colombianas eram extremamente hierarquizadas com o imperador no topo da hierarquia, seguido pelos sacerdotes, chefes militares, guerreiros e camponeses que cultivavam a terra.
A agricultura era a base de sua economia e plantavam milho, batata e abóbora, entre outros. Praticavam o artesanato, especialmente a cerâmica, mas também faziam peças de metais.
Relação das 3 civilizações.
A Idade Antiga é caracterizada por duas importantes divisões de civilizações: a civilização oriental e a civilização ocidental. Na civilização oriental, os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios e persas. Já na civilização ocidental, os destaques são para gregos e romanos.
Enfim, voltando a resposta.
A relação dessas três civilizações, foram que cada um ajudou na construção da sociedade moderna.
Egito Antigo
O Egito Antigo foi uma civilização que se desenvolveu no nordeste da África, na região do Egito moderno. O desenvolvimento dessa civilização estava diretamente ligado com a existência do rio Nilo, que garantia terras férteis e possibilitava o aprimoramento humano naquela região. Considera-se que a história do Egito Antigo iniciou-se quando aconteceu a unificação dos nomos, pequenas comunidades que existiam ao redor do Nilo.
Em, aproximadamente, 3500 a.C., os nomos formaram dois reinos chamados Baixo Egito e Alto Egito, e, em 3200 a.C., esses reinos foram unificados por Menés, o primeiro faraó da história egípcia. O Egito tinha sociedade estratificada, era uma monarquia teocrática, e ficou marcado na história pela sua prática funerária de mumificar os seus mortos e por ter realizado grandes construções, como as pirâmides e principalmente influenciar na religião.
Mesopotâmia
A Mesopotâmia é nomeada por muitos como o berço da civilização, uma vez que parte das primeiras cidades formadas pelo homem surgiu lá. As civilizações mesopotâmicas desenvolveram-se entre os rios Tigre e Eufrates, e, por isso, ficaram conhecidas como “terra entre rios”. A Mesopotâmia foi habitada por uma série de povos, como os sumérios, os assírios, os babilônicos, os caldeus, entre outros.
A primeira forma de escrita desenvolvida pela humanidade foi criada na Mesopotâmia. A escrita cuneiforme, como ficou conhecida, era realizada em blocos de argila e foi pensada pelos sumérios. Os babilônicos também se destacaram por fazerem um código penal.
Pré-Colombia
Os povos, que habitavam todo o continente americano nessa época (como os tupi-guarani no Brasil e os sioux, nos Estados Unidos), astecas, maias e incas são considerados “construtores de civilização”, pois conseguiram desenvolver um complexo domínio de metais, o que os possibilitou a criação de cidades, de sofisticados sistemas de irrigação, plantio e outros elementos. Além disso, esses três povos também conseguiram criar seu próprio sistema de escrita e várias composições artísticas, das quais se destacam as grandes pirâmides de Tenochtitlán, capital do Império Asteca.
Para finalizar, cada uma dessa civilização ajudou na contribuição para a criação da sociedade moderna, sendo os egípcios tendo uma devoção grande pela religião. os mesopotâmicos na criação da escrita e do código penal, e a Pré-Colombia na especialização da construção.
Bons estudos.