• Matéria: História
  • Autor: LoboAlfa123
  • Perguntado 5 anos atrás

Morto o rei, em maio do mesmo ano, a República foi proclamada, o que dava a entender que as reivindicações dos niveladores estavam sendo atendidas, mas a revolução parou aí, e a sensação de traição foi virando certeza. A revolta dos niveladores malogrou. Além da fracassada tentativa dos niveladores, o país conheceu também o movimento dos escavadores, que, por meio da ação direta e pacífica, tentaram chegar a uma forma de comunismo agrário. MICELI, P. As revoluções burguesas. Rio de Janeiro: Atual, 1994. Do ponto de vista institucional, ou seja, político, as Revolu- ções Inglesas representaram uma luta entre:

A - o Parlamento e o Estado absolutista.
B - os católicos e os anglicanos.
C - a pequena burguesia mercantil e a alta burguesia industrial.
D - a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa.
E - o Estado e a Igreja Católica​

Respostas

respondido por: fofurabrilhante
8

Resposta:

É correta a alternativa A. tendo sido a Revolução Puritana o período mais radical do longo processo revolucionário inglês no Século XVII.

Na ocasião a Inglaterra chegou a ser temporariamente uma República, embora governada por um "presidente" vitalício (Cromwell), e com práticas claramente ditatoriais. Tentou-se estabelecer a reforma agrária pois, na ocasião das lutas revolucionárias, camponeses se juntaram aos parlamentaristas (os vencedores) contra a nobreza e os monarquistas (derrotados), mas ela não foi muito ampla.

Perguntas similares