Você já ouviu dizer que a cor vermelha é “quente e vibrante”, enquanto a cor azul é “fria e repousante”? Por exemplo, em que situação a maçã lhe parece mais apetitosa: quando sua cor é vermelho vibrante ou quando é outro tom de vermelho? Os termos “quente” e “vibrante” são muito comuns, por exemplo, quando se trata de decoração e fotografia. Portanto, ao fazermos a utilização destas palavras nestes contextos, estamos atribuindo sensações e sentimentos às cores. Entretanto, será que é possível fazer essa mesma correspondência no estudo da Física? Para responder a essa pergunta, vamos analisar um importante fenômeno, em que relacionaremos a cor de uma chama a sua temperatura. Analisemos, portanto, a fotografia da chama de uma vela simples. Na chama da vela, podemos verificar pelo menos três regiões distintas, como indicado na fotografia:
II. A região intermediária, cuja cor é alaranjada, está a uma temperatura de cerca de 800 °C. Nessa região, a combustão do vapor de parafina ocorre na presença de uma menor quantidade de oxigênio. Afinal, boa parte dele já foi utilizada na região (I). Trata-se de uma combustão de baixa eficiência energética.
III. A região superior e mais externa, cuja cor é amarelo esbranquiçado, está a uma temperatura de cerca de 1 200 °C. Nessa região, ocorre, principalmente, a combustão da fuligem (carbono), proveniente da combustão já ocorrida nas regiões (I) e (II). Por ser uma região mais externa, ela ocorre na presença de maior quantidade de oxigênio no ar do entorno da chama. A temperatura dessa região é um pouco maior do que em (II). Trata-se de uma combustão de boa eficiência energética. Agora responda à seguinte questão: “Fisicamente falando”, é possível afirmar que o azul corresponde a uma cor “fria” e o vermelho, a uma cor “quente”? Justifique.
Anexos:
Respostas
respondido por:
7
Resposta:
Não, na chama azul é irradiada por corpos que se encontram a uma temperatura superior àquela dos corpos que imitem luz vermelha.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás