Com base na leitura sobre a prensa de caracteres móveis do Alemão João grimbert responda a como os livros eram produzidos antes da invenção da Imprensa?
Respostas
Com a chegada das caravelas às terras que foram posteriormente denomi- nadas pela cor das madeiras aqui encontradas, iniciava-se capítulo decisivo na formação histórica do Brasil. O País emergia da confluência de dois mundos — o Europeu e o Ameríndio — que viviam até então separados pelas águas profundas do Atlântico. A terceira confluência veio, já nos primeiros tempos da colonização, do continente africano.
O encantamento inicial dos europeus com os índios foi acompanhado pela perplexidade das diferenças que existiam entre as duas culturas. As populações indígenas foram representadas, assim, de diversas formas: como parte da natu- reza tropical, como forças braçais necessárias ao aproveitamento das riquezas naturais que a Terra de Pindorama oferecia ou como possíveis receptores da obra colonizadora de civilização.
Do mundo colonial ao presente, o Brasil tem discutido, nas mais diversas interpretações, o passado e o destino de tais populações. A História registra
o desaparecimento e o revigoramento de muitas sociedades indígenas.
Entretanto, o tema das sociedades indígenas no Brasil não é só um tema do passado. E questão viva, do presente, e que permite perceber a importância das cerca de duzentas comunidades, com perspectivas e formações históricas próprias, que existem hoje no País.
O texto constitucional de 1988 é marco relevante na valorização do presen- te e do futuro dos indígenas brasileiros. Assegurada sua alteridade cultural, tem
o índio o direito da proteção pelo Estado. O Ministério da Educação e do Des- porto tem envidado esforços, nesse contexto institucional, para estimular uma educação de qualidade, específica mas também geral, às sociedades indígenas.
Há, portanto, uma política educacional para o índio brasileiro. Talvez pela primeira vez, o Brasil tenha política educacional dentro dos princípios do res- peito à diversidade étnica e cultural e pautada pelo reconhecimento dos valores e saberes transmitidos pelos indígenas ao longo de muitas gerações.
Esse contexto privilegiado da educação abre caminho para a tolerância e
o reconhecimento das diferenças culturais que só enriquecem a formação so- cial brasileira. O Plano Decenal de Educação para Todos (1993 — 2003) ofere- ce linhas de atuação satisfatória para enfrentar os desafios que se descortinam na garantia da educação de qualidade para o indígena brasileiro.
E assim, com grande^satisfação, que o Ministério da Educação e do Despor- to volta a editar a obra índios do Brasil, essa excelente coletânea de artigos e ilustrações que procura apresentar os índios no curso da História e na pers- pectiva do próximo milénio.