Apresenta as causas do envelhecimento da população para os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Respostas
Resposta:
Há muito tempo o processo do envelhecimento era algo restrito e quase um privilégio, dadas as condições de subsistência. Desde as primeiras décadas do século XX, com avanços medicinais, planejamentos urbanos, saneamento básico, melhor nutrição e erradicação de algumas doenças, a população mundial passou a viver mais, em todos os cantos do planeta.
Todavia, alguns países experimentaram um aumento da população idosa de forma pioneira, como os países do Hemisfério Norte, nos quais o processo de urbanização e melhoria das cidades aconteceu ainda no século XIX. Como exemplo, podemos citar a esperança de vida ao nascer, também conhecida como expectativa de vida, de algumas regiões do mundo. Esse conceito está associado a quanto uma pessoa pode viver desde o ano em que nasceu. Para chegar a um número, alguns quesitos são analisados, como: acesso à saúde, níveis de vacinação, infraestrutura nas localidades analisadas, entre outros.
Os gestores da área da saúde devem pensar em estratégias e locais próprios para a população de idade avançada. Doenças crônicas, como as cardiovasculares e diabetes, e/ou deficiências que aparecem em virtude da faixa etária devem ser tratadas em ambientes especializados. Além da saúde, há a questão previdenciária. Muitos países adotam o sistema de aposentadoria para quem atinge o status de idoso, que é algo extremamente importante para pessoas nessa fase da vida. No entanto, a aposentadoria gera gastos inevitáveis para o poder público com pagamentos de pensionistas e aposentados, o que preocupa as lideranças governamentais.