(UFC-CE) Por aproximadamente três séculos, as relações de produção escravista predominaram
no Brasil, em especial nas áreas de plantation e de mineração. Sobre este sistema escravista é correto
afirmar que:
a) impediu as negociações entre escravos e senhores, daí o grande número de fugas.
b) favoreceu ao longo dos anos a acumulação de capital em razão do tráfico negreiro.
c) possibilitou a cristianização dos escravos, fazendo desaparecer as culturas africanas.
d) foi combatido por inúmeras revoltas escravas, como a dos Malês e a do Contestado.
e) foi alimentado pelo fluxo contínuo de mão de obra africana até o momento de sua extinção em 1822.
Respostas
Resposta:
Letra B.
Explicação:
A letra A está incorreta porque em muitos momentos havia negociações entre escravos e senhores, o que garantia alforrias e trabalhos no âmbito doméstico, não sendo esse o motivo das fugas; em C é afirmado que houve uma cristianização total e o desaparecimento da cultura africana, tal afirmativa é incorreta porque houve mais um sincretismo que a predominância de um sobre outro; em D é afirmado que a revolta do Contestado era uma revolta escrava, o que não é verdade; e em E existe a afirmação de que o tráfico encerrou-se em 1822, o que não ocorreu, pois mesmo com legislações posteriores, o tráfico continuou a acontecer até a abolição da escravidão.
O sistema de escravização favoreceu o acumulo de capital através do tráfico negreiro. Logo a alternativa que melhor se enquadra é a segunda, letra “B”.
O sistema citado pouco tem a ver com as com as possíveis negociações diretas entre escravizados e senhores, e isso não gerava mais fugas. As fugas aconteciam de todo modo.
Isso porque, conforme os escravizados foram tomando noção do território, eles passaram a fugir com maior frequência. A fuga também foi uma das maiores formas de resistência indígena.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/3178993