Descreva como o vírus do HIV causador da AIDS se instala no organismo do ser humano, suas formas de transmissão/contágio, sinais e sintomas e tratamentos disponíveis.
Respostas
Resposta:
O termo HIV (Human Immunodeficiency Virus) representa a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, responsável por causar a Aids.
O HIV é um retrovírus do gênero Lentivirus e da subfamília Lentiviridae. Os retrovírus são aqueles que armazenam as suas informações genéticas como RNA.
As principais características do vírus HIV são:
Longo período de incubação até que os primeiros sintomas sejam notados;
Enfraquece o sistema imunológico;
Capacidade de destruir as células de defesa do organismo.
O vírus HIV ataca e destrói as células do sistema imunológico, especialmente os linfócitos CD4+. Sem as células de defesa, o organismo torna-se mais exposto ao ataque de outros vírus, bactérias e ao surgimento de câncer.
Quando o vírus HIV infecta um linfócito, lá libera o seu RNA e produz o DNA viral, o qual é integrado ao DNA da célula hospedeira.
Assim, o linfócito passa a replicar o HIV, originando muitas cópias que passam a infectar outros linfócitos. Ao fim, os linfócitos são destruídos. Com isso, a quantidade de vírus HIV aumenta no sangue.
O HIV é diagnosticado através de exames que detectam a presença do vírus no sangue ou na saliva. Atualmente, existem vários tipos de testes disponíveis para diagnosticar o vírus HIV.
Sintomas do HIV
Alguns dias após a contaminação pelo vírus HIV surge um quadro chamado de infecção aguda pelo HIV, em resultado da entrada de um novo vírus no organismo. Os principais sintomas são:
Febre;
Dor de cabeça;
Cansaço;
Lesões na pele;
Linfonodos inchados;
Dor muscular;
Náuseas.
O vírus HIV é transmitido através do contato com sangue, sêmen ou líquidos vaginais contaminados. Entre as principais formas de transmissão estão:
Sexo vaginal, oral e anal sem preservativo/camisinha;
Compartilhamento de seringas e agulhas com sangue contaminado;
Reutilização de objetos perfurocortantes, como alicates de unhas com sangue contaminado;
De mãe para filho durante a gestação, amamentação ou parto;
Transfusão de sangue, caso o mesmo esteja contaminado;
Transplantes de órgãos.
Tratamento para portadores do HIV
Não existe cura para a infecção do vírus HIV. Assim, como o HIV pode desenvolver a Aids, é importante que os portadores do vírus sejam tratados. O tratamento reduz as chances de transmissão e de contrair outras doenças.
Para o tratamento, existem muitos tipos de medicamentos chamados de antirretrovirais, os quais podem ser utilizados de forma combinada, conforme indicação médica.
O mecanismo de ação do medicamento age ao impedir a formação de novos vírus e ao impossibilitar que as células de defesa do organismo sejam destruídas.
Uma pessoa portadora de HIV, em tratamento há pelo menos 6 meses, já apresenta redução de sua carga viral e reduz as possibilidades de transmitir o vírus em até 96%.
Um aspecto fundamental é o que tratamento uma vez iniciado, não seja interrompido, pois existe a possibilidade de surgimento de vírus resistentes.
As principais formas de se prevenir do vírus HIV são:
Praticar sexo com uso de preservativos;
Não compartilhar seringas, agulhas, alicates ou outros objetos cortantes e perfurantes;
Mulheres grávidas e portadoras do vírus HIV devem realizar tratamento para evitar a transmissão ao filho.
Explicação: