• Matéria: Filosofia
  • Autor: andersonrochamoura74
  • Perguntado 4 anos atrás

1. “Nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de coisas e ideias que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias. Cremos que o tempo existe e transcorre sem perder de nós, e cremos que podemos medi-lo com instrumentos, como relógio e o cronômetro. No entanto, quando estamos à espera de algum ente querido, o tempo não parece passar. Ou se estamos num passeio com amigos de muita satisfação, o tempo parece passar velozmente, ainda que o relógio mostre o contrário”. De acordo com a descrição de crença podemos afirmar que: *
50 pontos
Vivemos nosso dia a dia “no automático”, sem pensar muito naquilo que fazemos, naquilo que acontece em nossa volta.
Saímos do automático quando nossas crenças que norteiam a vida entram em conflito, ou seja, quando uma crença contradiz a outra ou quando parece incompatível com a outra, como no caso da ideia de tempo.
Para a filosofia a melhor atitude a ser tomada no momento de crise é não se esforçar e fazer de conta que não há nenhum problema e voltar para o estado automático do cotidiano.
Para a filosofia a melhor atitude a ser tomada quando as crenças entram em conflito é ousar questionar qual é a origem, o sentido e a realidade delas.
A atitude filosófica é a decisão de se distanciar da vida cotidiana e não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as, coisas, as ideias, os fatos, as situações cotidianas; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.
02. “A pergunta “O que é?” suscitava o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e conta elas. Com essa pergunta, Sócrates levava os atenienses a descobrir a diferença entre parecer e ser, e entre mera crença ou opinião e verdade.” De acordo com a descrição acima é correto afirmar que: *
50 pontos
A pergunta “o que é?” é filosófica, pois ela define e estabelece as condições que determinam o parecer das coisas, portanto, cria um conjunto de princípios de opiniões que fundamentam o sentido das coisas.
Parecer é a crença que temos das coisas e ser é a opinião que temos das coisas .
A interrogação sobre o que são as coisas e o porquê das coisas é uma característica da atitude filosófica já que demonstra a capacidade que temos de julgar, discernir e decidir sobre a realidade vivida.
Indagar o que é, como é e por que são características do filosofar porque busca compreender o significado, a estrutura ou relações de sistemas e a causa ou origem das coisas, ideias, valores, comportamentos, etc.
A atitude filosófica é a decisão de se distanciar da vida cotidiana e não aceitar como naturais, óbvias e evidentes as, coisas, as ideias, os fatos, as situações cotidianas; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido.
A filosofia é uma reflexão não só do mundo que nos rodeia, mas também uma reflexão de si mesmo já que ao questionar a realidade exterior das coisas implica questionar também a crença interior que temos destas coisas.

Respostas

respondido por: buenoxdiax
2

Resposta: 1) D

2) C, D, E, F (apareceu que essas são as respostas corretas, então acho que pode marcar qualquer umas dessas que citei)

Explicação:

Perguntas similares