Há hoje somente dois grupos de pessoas; um que acredita no criacionismo e outro que acredita no evolucionismo?
Respostas
Resposta:
vc quer que eu responda o que? que quê eu defina cada um?
Resposta:
Hoje a humanidade se divide em três grupos que se digladiam: os criacionistas, que seguem linearmente o texto bíblico; os evolucionistas, que se radicalizam na desnecessidade de um Criador para justificar a existência dos Humanos; e um terceiro, que foge da radicalidade, certo de que a virtude, como sempre, está no meio.
Os seguidores do Criacionismo partem do princípio que as descrições Bíblicas, por serem inspiradas por Deus, são a absoluta verdade, não cabendo qualquer questionamento sobre elas. Todavia podemos afirmar que a Bíblia é um livro divinamente inspirado, mas também plenamente humano. E, mais ainda, não sendo um livro escrito hoje, conforme a pedagogia atual, tampouco por pessoas da cultura ocidental, traz profundos traços da cultura e especialmente dos hábitos dos povos que redigiram seus textos.
Os Evolucionistas negam a interferência (e até a existência) de Deus, afirmando que somos descendentes do macaco. Adotam radicalmente as teorias de Darwin, que julgam suficientes para explicar o surgimento e toda a evolução dos habitantes do nosso planeta.
O terceiro grupo, mais equilibrado, é constituído pelos que aceitam a evolução, porém como parte do processo da criação de Deus. Nesse grupo eu me incluo, aceitando e afirmando que tudo foi criado por Ele, porém cada um trazendo em si um potencial evolutivo que faz todo ser vivo passar por um processo que podemos chamar de aprimoramento. Num determinado estágio da evolução os hominídeos, resultado da evolução dos primeiros antropoides, receberam do Criador o seu componente espiritual, exclusivo da condição humana. Separou-se assim, das espécies não animadas, a humanidade, que é a única com natureza espiritual.