Acontecimento que demarca a divisão entre os dois grandes períodos: aprecimento
por volta de 3.000 a.C.
Respostas
Resposta:
Mesolítico ou Epipaleolítico (aproximadamente 13.000 a.C. até 9.000 a.C.) é o termo usado para denominar o período da pré-história, que serve de transição entre o Paleolítico e o Neolítico, e presente apenas em algumas regiões do mundo, onde não houve transição direta entre esses dois períodos. Significa Idade Média da Pedra (do grego μεσος, mesos =médio; e λίθος, líthos =pedra) por contraposição ao Paleolítico (Idade Antiga da Pedra) e ao Neolítico (Idade Nova da Pedra),[1] identificando-se com as últimas sociedades de caçadores-coletores.[2]
O período mesolítico só existiu em algumas regiões do mundo onde não houve transição direta entre os períodos Paleolítico e Neolítico, pois, a evolução histórica se deu diferente em determinadas regiões.
Os hábitos das culturas do Mesolítico eram basicamente nómades, com assentamentos estacionais de Inverno e acampamentos de verão, embora em algumas regiões costeiras europeias e no Próximo Oriente (ali onde encontraram recursos suficientes e regulares) começassem a viver de um modo mais sedentário.
As regiões que sofreram maiores efeitos das glaciações tiveram Mesolíticos mais evidentes.
Iniciou-se com o fim do Pleistoceno, há cerca de 10 mil anos, e terminou com a introdução da agricultura, em épocas que variam de acordo com a região.
Explicação:
é grande mas tem que estudar.