A crescente preocupação com o meio ambiente e as alterações provocadas nele pelo homem tem feito aumentar a cada ano o interesse pelo continente antártico. No Brasil, as pesquisas realizadas pelo Proantar seguem a mesma linha. Cada rede integrante do projeto ficará responsável por um aspecto do trabalho, visando a preservação do ecossistema da Baía do Almirantado. As pesquisas incluem desde a medição do nível de poluição da região e suas influências, passando pelos problemas gerados pelos buracos na Camada de Ozônio e sua influência do aquecimento global e no aumento do nível das águas no continente sul-americano. O Tratado da Antártida é um documento assinado em 1 de Dezembro de 1959 pelos países que reclamavam a posse de partes do continente da Antártida. Como esse tratado influencia o domínio político e exploração da Antártida?
Respostas
O¡¡ !!
◾O Tratado da Antártida suspendeu indefinidamente as pretensões de posse e domínio político e militar que sete dos doze países inicialmente signatários tinham sobre o continente. Ele estabeleceu que as atividades e ocupações no continente deveriam preservar caráter exclusivamente científico e que seu território não deveria ser utilizado para testes nucleares ou como depósito de lixo radioativo, além de proibir a exploração comercial de minérios e petróleo porventura encontrados no continente.
O Tratado está em vigor até hoje e obteve sucesso em evitar tensões e conflitos pela posse do continente, além preservar-lo ambientalmente. Atualmente, vários países mantém bases de pesquisa e experimentos no continente, inclusive o Brasil, que nela mantém a Estação Antártica Comandante Ferraz.
T●●●●;)
O continente acabava passando por crises econômicas precisando socorrer à continentes próximos