Respostas
Resposta:
dificuldade em manter a atenção, não escutar quando alguém lhe dirige a palavra
não seguir instruções
ter dificuldades em tarefas pra organizar coisas etc..
Resposta:
O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é algo que ainda precisa de muita compreensão da sociedade, pois, em muitos casos, existem julgamentos de atitudes das pessoas acometidas com o distúrbio.
Quem não conhece o impacto que o TDAH causa na vida do paciente e de seus parentes, acaba por acreditar que a hiperatividade é falta de educação ou que a desatenção é resultado de uma pessoa desinteressada propositalmente. É preciso mudar esta visão e perceber que a situação é mais séria do que parece.
Explicação:
O transtorno é caracterizado pela hiperatividade, desorganização, agitação, falta de atenção, impulsividade, entre outros. Estima-se que ele atinja de 3% a 6% das crianças em todo o mundo. O TDAH não tem cura, mas tem tratamentos que procuram amenizar de forma considerável os efeitos da síndrome.
Embora grande parte das pessoas com TDAH tenham a criatividade e a inteligência aflorada, muitas delas tiram notas baixas no período escolar devido a pouca consistência em atividades que precisam de maior concentração ou até mesmo pelo aspecto impulsivo.
Sintomas em diferentes fases da vida
– Infância –
A criança demonstra neste período, que compreende a pré-escola e o ensino fundamental, algumas das características mais famosas em quem é diagnosticado com TDAH: agitação excessiva e impulsividade;
– Adolescência –
Os adolescentes manifestam dificuldades de organizar suas tarefas. A agitação tende a diminuir, mas a concentração diminui (em leituras, por exemplo); baixa autoestima e problemas para conter impulsos também podem ser notados. Após os 15 anos, o jovem corre o risco de se envolver mais em brigas e abusar de álcool e drogas;
– Adultos –
Quando a pessoa chega a esta fase (e não recebeu o devido tratamento) ela tende a demonstrar insubordinação no ambiente de trabalho, dificuldade de organizar os compromissos, impulsividade em todos os aspectos da vida (profissional, social e afetivo); autoestima baixa, dependência de drogas, direção perigosa, acidentes de trânsito com frequência, entre outros.
TDAH em três grupos
Há uma divisão em grupos quanto aos sintomas manifestados tanto por crianças, jovens e adultos com o transtorno. Vejam abaixo quais são eles:
– TDAH do tipo hiperativo;
– TDAH do tipo desatento;
– TDAH combinado.
– Hiperativo: tendência ao vício (jogos, álcool, drogas), temperamento explosivo, aparente imaturidade, inquietude, não consegue ficar parado;
– Desatento: distração com o próprio pensamento, esquecimento das tarefas que devem ser feitas, esquecimento do que deveria falar, baixa concentração, desinteresse, perda de objetos com facilidade;
– Combinado: a soma do hiperativo com o desatento.
É isso muitas pessoas acham que não é nada.
espero ter ajudado EDSB