Cite mulheres que fizeram e fazem história no esporte por todo o rio grande do sul e em qual esporte?
Respostas
AÍDA DOS SANTOS
Ela foi a primeira mulher brasileira a disputar uma final olímpica. Aída dos Santos nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e foi campeã estadual, brasileira, sul-americana e pan-americana de salto em altura. A carioca foi a única representante do atletismo nacional e a única mulher da delegação do Brasil nos Jogos de Tóquio, em 1964.
AMANDA NUNES
Há pouco tempo, quando a gente pensava em modalidades que envolvem lutas, só nomes de homens vinham à cabeça (Popó, Maguila, Anderson Silva...) – mas Amanda Nunes veio mudar esse cenário. Nascida em Salvador, na Bahia, a atleta de 30 anos foi a primeira mulher conquistar dois cinturões do Ultimate Fighting Championship (UFC): peso-galo e peso-pena. O presidente do UFC, Dana White, já afirmou que Amanda, também conhecida como “Leoa”, é a melhor lutadora de todos os tempos. Que moral!
ASALÉA DE CAMPOS
Não são só as atletas que mudaram a história do esporte no Brasil. Asaléa de Campos Fornero Medina, mais conhecida como Léa Campos, foi a primeira mulher árbitra de futebol profissional no mundo. Ela nasceu em 1945 em Abaeté, Minas Gerais, e sempre amou futebol.
DAIANE DOS SANTOS
Quem não se lembra da ex-atleta se apresentando ao som de "Brasileirinho"? Daiane dos Santos foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a levar uma medalha de ouro no Mundial de Anahein, na Califórnia, em 2003. Ela também coleciona mais duas medalhas de prata e três de bronze em suas apresentações em solo, salto e equipe.
Espero ter ajudado:))
Resposta:
As cinco mulheres gaúchas que fizeram e fazem a diferença no esporte são:
Mayra Aguiar = É a melhor atleta do Rio Grande do Sul de todos os tempos. A porto-alegrense de 29 anos é um dos principais nomes do judô, dona de dois títulos mundiais (2014 e 2017), bimedalhista olímpica (bronzes em Londres 2012 e Rio 2016) e campeã dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019.
Daiane dos Santos = Não há nenhuma outra mulher que represente a ginástica artística gaúcha e até mesmo brasileira melhor do que Daiane dos Santos.
Duda Luizelli = Não tem como falar sobre futebol feminino gaúcho sem citar Duda Luizelli. Revelada pelo Inter em 1984, aos 13 anos, foi ídolo na década de 1990 e chegou a disputar jogos em um Beira-Rio lotado.
Fernanda Garay = A ponteira de 34 anos é o principal nome gaúcho no vôlei feminino. A carreira de Fernanda Garay teve início aos 11 anos, quando iniciou treinamentos na Sogipa. Em uma ascensão rápida, brilhou em equipes brasileiras, jogou no Japão, na Turquia e logo chegou à seleção, sendo um dos destaques do ouro olímpico em Londres 2012.
Fernanda Oliveira = Muitas pessoas podem nunca ter ouvido falar da velejadora de personalidade discreta, mas Fernanda Oliveira é o principal nome da vela gaúcha e brasileira. Medalhista de bronze em Pequim 2008, a porto-alegrense de 39 anos disputará sua sexta — e possivelmente a última — Olimpíada da carreira em Tóquio.