Respostas
Existem vários tipos de fenômenos elétricos encontrados na natureza,dois deles são: Relâmpago e Raio.
Resposta:
1) Trovões vulcânicos. ...
2) Bioluminescência. ...
3) Arco-íris de fogo. ...
4) Flores congeladas. ...
5) Nuvens lenticulares. ...
6) Tromba d'água. ...
7) Fumarola de neve. ...
8) Auroras polares
Explicação:
Mesmo em meio a desmatamento, poluição, vazamentos de petróleo e muitos outros atentados cometidos pelo ser humano, o nosso mundo ainda consegue dar origem à fenômenos de tirar o fôlego. Prepare o lencinho, porque essas maravilhas da natureza vão fazer você babar:
1) Trovões vulcânicos
Eyjafjallajökull_by_Terje_Sørgjerd
Os cientistas não tem 100% de certeza por que eles ocorrem, mas a teoria com maior credibilidade diz que, quando um vulcão entra em erupção, ele libera detritos carregados positivamente e o choque desses detritos com as partículas carregadas negativamente na atmosfera acaba gerando raios e fotos incríveis.
2) Bioluminescência
640px-Dinoflagellate_bioluminescence
O show de luzes protagonizado por algumas criaturas é fruto de reações químicas dentro dos corpo dos bichos. Nessas reações, a energia das ligações entre componentes orgânicos acaba sendo convertida em luz visível.
3) Arco-íris de fogo
640px-Vandenberg_circumhorizontal_arc
Atenção: não confundir com Cavalo de Fogo. Esse grande rastro colorido do céu não tem nada a ver com combustíveis ou chama. Para que esse convidado apareça, as condições precisam ser exatas: o Sol precisa estar refletindo a, pelo menos, 58 graus acima da linha do horizonte e nuvens com formato cirrus cheias de cristas de gelo em formato de placas devem dar o ar da graça.
4) Flores congeladas
640px-Frost-Flower-4
Esse acúmulo de gelo surge em torno de certas plantas e árvores quando a temperatura ambiente é menor do que o ponto de congelamento da água (0ºC) e a temperatura interna do vegetal é maior do que 0°C. Em um processo parecido com a transpiração, a água da planta é empurrada para fora, formando uma frágil e incrível “cobertura”.
Continua após a publicidade
5) Nuvens lenticulares
640px-Lenticular_Cloud_over_Cagliari,_Italy_-_17_Sept._2013
Formadas quando a umidade é empurrada para o topo de montanhas e picos, essas nuvens possuem um visual característico e podem ter diversas camadas. Taí uma boa explicação para o aparecimento de óvnis, né?
6) Tromba d’água
640px-Trombe (1)
As trombas d’água não passam de tornados que se formam no mar. As velocidades de até 300 quilômetros por hora são inofensivas para os humanos, a não ser que você esteja em um barco no caminho desse turbilhão molhado. Incomuns nos mares brasileiros, elas assolam o litoral da Flórida, lugar com condições climáticas ideias para “nascerem”. Mas esse fenômeno já deu as caras no Rio Amazonas em um momento de instabilidade atmosférica, confira o vídeo:
7) Fumarola de neve
043a439d4cc6b9313c30ffc5d053b7be
Fumarola é uma formação próxima a vulcões. Por ela, gases como dióxido de carbono, dióxido de enxofre e sulfureto de hidrogênio saem e vão viver a vida na nossa linda atmosfera. As fumarolas de neve são resultado do vapor expelido por vulcões nas regiões árticas. Inexplicavelmente, após o “tubo” se formar, os gases passam a fluir sem problemas.
8) Auroras polares
640px-Polarlicht_2 (1)
Capazes de tirar o fôlego até de quem não acha a mínima graça nessa tal de natureza, essas luzes surgem quando as partículas carregadas eletricamente provenientes do vento solar, matéria ejetada pelo nosso lindo Sol, são aceleradas pelo nosso campo magnético e acabam se chocando com átomos de gás na atmosfera. Vale uma viagem até o ártico? Siiiiiiiim!