(PUC-MG 2000) A derrubada de uma série de recipientes em uma cozinha produziu uma grande mistura constituída de sal, água, azeite e pimenta do reino em grão. Para recuperar esses materiais, a mesma foi submetida a uma série de operações que pode ser representada pelo fluxograma da imagem.
As misturas 1, 2 e 3 e os processos A, B e C podem ser identificados, respectivamente, como:
A homogênea, heterogênea, homogênea, decantação, destilação e filtração.
B homogênea, heterogênea, heterogênea, filtração, decantação e filtração.
C heterogênea, heterogênea, homogênea, filtração, decantação e destilação.
D heterogênea, homogênea, homogênea, destilação, evaporação e precipitação.
E homogênea, homogênea, heterogênea, catação, filtração e imantação.
Respostas
Olá,
Letra C, heterogênea, heterogênea, homogênea, filtração, decantação e destilação.
Explicação:
Heterogênea: a mistura heterogênea é formada por pelo menos duas fases. Por exemplo, água e óleo é uma mistura heterogênea, pois visualmente conseguimos distinguir duas fases com diferentes características na mistura.
Homogênea: São aquelas em que não se consegue perceber a diferença entre duas ou mais substâncias componentes da mistura. Elas apresentam-se de forma uniforme, em apenas uma fase (monofásica). Isso acontece porque as substâncias se dissolvem e se tornam, na verdade, uma solução.
Filtração: Filtração ou filtragem é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas. Existem filtrações de escala de laboratório e filtrações de escala industrial.
Decantação: A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido, sólido-gás, líquido-líquido e líquido-gás.
Destilação: É um método de separação utilizado para separar um líquido que está dissolvido em outro (mistura homogênea formada por líquidos miscíveis). A separação é possível porque os líquidos apresentam pontos de ebulição diferentes.
Evaporação: É um fenômeno no qual átomos ou moléculas no estado líquido ganham energia suficiente para passar ao estado gasoso.
Precipitação: É a formação de um sólido durante a reação química, este sólido formado é chamado de precipitado. O precipitado é uma substancia que se separa de uma solução, formando uma fase sólida que ocorre pela com a supersaturação de uma substancia em particular na solução.
Imantação: É um método de separação de misturas, utilizando-se um imã para separar material magnético de material não magnético. A imantação é muito usada na reciclagem para recuperação de objetos de metal jogados no lixo.
Catação: É um método de separação de misturas heterogêneas sólidas. Esse processo, que separa substâncias sólidas de outras substâncias também sólidas (sólido + sólido), é feito de forma manual. Para tanto, utiliza-se apenas a mão ou recorremos ao auxílio de algum instrumento, geralmente uma colher ou uma pinça.