Quais são os principais sistemas táticos utilizados nas seguintes modalidades esportivas futebol futsal handebol voleibol
Respostas
Resposta:
Explicação:Na Educação Física o futsal, o handebol, o basquetebol, o voleibol, o futebol de campo entre outras atividades esportivas, fazem parte do grupo dos esportes coletivos. Em todos eles, duas equipes disputam um implemento (a bola), criando táticas para levá-lo a um alvo, ao mesmo tempo que devem proteger o próprio alvo das investidas do adversário.
Resposta:
Futebol: No futebol, os esquemas táticos são as formas de um treinador organizar sua equipe dentro de campo. As duas posições são: goleiro e os jogadores de linha. Mas, com o desenrolar da história desse esporte, foram criados vários tipos de posições, e consequentemente, esquemas táticos, alguns mais ofensivos, outros mais defensivos e com diferentes formas de se tornar equilibrado (atacar e defender com a mesma eficiência).
Futsal: No futsal existem uma grande quantidade de sistemas, os mais utilizados são: Sistema 3×1 ou diamante. É uma das formações mais comuns no futsal, pois oferece equilíbrio entre defesa e ataque;
Sistema 2×2 ou quadrado. Aqui, os quatro jogadores de quadra se dividem em duas áreas: defesa e ataque, formando uma espécie de quadrado no salão.
Handebol: No handebol são usados sistemas defensivos como o 3x2x1, 5x1, 6x0, 4x2,etc. O sistema mais utilizado é o 6x0, onde se encontram 6 jogadores defensivos posicionados na linha dos 6 metros. O sistema de defesa por zona 5 X 1 é uma variação do 6 X 0.
Voleibol: Os sistemas táticos do voleibol são baseados nas posições do próprio, que são as seguintes:
A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.
A posição n.º 2 chama-se saída de rede.
A posição n.º 3 chama-se meio de rede.
A posição n.º 4 chama-se entrada de rede.
A posição n.º 5 chama-se defesa esquerda.
A posição n.º 6 chama-se defesa central.
As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque. As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.
Os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderá efetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede.