5- Qual o ano que o tambor de crioula foi declarado Patrimônio Imaterial Cultural Brasileiro? *
a- 2015
b- 2020
c- 2000
d- 2011
6- Relacione as colunas corretamente: I- Forte influência africana e indígena, celebrada nas fazendas de cultivo de cana de açúcar e de criação de gado. II- Isolados ou formando uma roda ou cordão, os componentes brincam respondendo às toadas improvisadas tiradas pelos cantadores, ao som de instrumentos como caixas. III- Surgiu como a parte profana das festividades do Divino Espírito Santo. *
I- Dança do Coco, II- Dança do Cacuriá e III Dança do Caroço
I- Dança do Cacuriá, II Dança do Caroço e III- Dança do Lelê
I Dança Tambor de Crioula, II Dança do Coco e III Dança do Lelê
I- Dança do Coco, II- Dança do Cacuriá e III Dança Tambor de Crioula
7- Qual o significado da sigla IPHAN? Qual sua função? *
Respostas
Resposta:
5: 2007
O Tambor de Crioula do Maranhão é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros, ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado.
Reconhecido em 2007 como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Desde então, o 18 de junho se tornou Dia Nacional é marcada por festas em diversas cidades do estado.
Trazida para o estado por escravizados de diversas regiões africanas nos séculos XVIII e XIX, como divertimento ou uma forma de louvor e pagar promessa a São Benedito.
Essa manifestação afro-brasileira ocorre na maioria dos municípios do Maranhão, envolvendo uma dança circular feminina, canto e percussão de tambores. Dela participam as coreiras ou dançadeiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelo influxo das toadas evocadas por tocadores e cantadores, culminando na punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite.