Sustentável é uma palavra a cada dia mais relacionada à natureza e à ecologia. Sempre que ouvimos que uma empresa deve ter um crescimento sustentável, imaginamos que ela deve poluir pouco e contribuir para a evolução da sociedade em que atua. Da mesma forma que a palavra sustentável é utilizada para indicar que os recursos naturais estão sendo utilizados da melhor forma. Em finanças, crescimento sustentável significa crescer sem acabar com os recursos financeiros da empresa.
Você pode estar querendo perguntar “mas crescer cada vez mais não é o objetivo de toda empresa?” A resposta é sim, o objetivo de toda empresa deve ser crescer, contudo, por mais estranho que possa parecer, crescer rápido demais pode levar uma empresa à falência.
Para resolver este desafio, você deverá pesquisar e explicar porque o crescimento acelerado pode levar uma empresa a quebrar. Embora a falência possa acontecer de diversas maneiras, procure encontrar as razões financeiras para isso.
Respostas
Resposta:
O crescimento acelerado pode levar uma empresa a quebrar de diversas maneiras, as mais comuns são pelo esgotamento de recursos próprios ou pelo excesso de endividamento. Vamos explicar melhor cada um deles: para uma empresa crescer, é necessário que ela seja capaz de produzir mais produtos (se for uma indústria) ou prestar uma quantidade maior de serviços ou, ainda, uma mistura destes dois componentes.
Em todos esses casos, isso significa aumentar a capacidade de atendimento ao cliente mas, na prática, para que isso aconteça de fato, é necessário investir recursos financeiros (ou na aquisição de mais máquinas, para empresas que produzem bens ou na contratação de mais funcionários, para empresas que prestam serviços). O problema é quando os atuais sócios da empresa não possuem esses recursos, não tendo como investirem, ou seja, a empresa cresce em vendas, mas não consegue aumentar sua produção (ou atendimento) e acaba falindo por frustrar as expectativas de seus clientes, fornecedores e demais parceiros comerciais.
Uma alternativa a esta falta de recursos dos sócios seria a empresa obter financiamentos bancários, para poder adquirir mais máquinas ou contratar mais funcionários. O problema é que estes financiamentos, especialmente no Brasil, trazem elevadas despesas financeiras com o pagamento dos juros. Se estas novas despesas forem maiores do que o lucro que a empresa obterá no seu crescimento, ela acabará tendo que “pagar mais do que tem a receber” e, assim, se tornará inadimplente.
Além destes custos variáveis, é importante observar que determinados custos fixos também acabam não sendo totalmente fixos, durante um crescimento acelerado. O exemplo mais simples de entender é o de uma fábrica que tem como custo fixo o aluguel de um galpão, para armazenar seus produtos. Com seu crescimento, ela passa a ter que alugar um galpão maior, ou mais galpões, de forma que o custo com o aluguel, antes fixo, passa a ter um aumento.
Explicação:
confia
O crescimento acelerado pode levar uma empresa a falência, pois a empresa tende a não ter estrutura e nem suporte para lidar com um crescimento tão rápido, por isso, precisa-se vivenciar cada passo desse processo.
Crescimento de empresas
Existem muitos casos de pessoas que enriquecem muito rapidamente por meio do ganho de prêmios, como bilhetes premiados, por exemplo. E essas mesmas pessoas pouco tempo depois aparecem pobres novamente.
O que acontece é que essas pessoas não são capacitadas para lidar com altos valores financeiros, e na mesma velocidade que enriquecem, elas perdem todo dinheiro.
De maneira similar, essa questão pode ocorre em crescimentos acelerados empresariais.
Saiba mais sobre crescimento de empresas em: https://brainly.com.br/tarefa/52936135
#SPJ2