A probabilidade de um evento é a medida da possibilidade de este ocorrer. Você pode determiná-la seguindo dois caminhos: por meio de análise lógica da situação (a qual chamamos de probabilidade teórica) ou a partir de uma coleção de dados obtidos (esta é a probabilidade experimental).
Por exemplo, se alguém lhe perguntar “qual a chance de obter uma cara quando lançamos uma moeda”, você pode:
1. pensar logicamente em todos os possíveis resultados e chegar à seguinte conclusão: há dois resultados igualmente prováveis; sendo assim, a probabilidade teórica de obter cara é ½; ou então
2. experimentar, lançando uma moeda algumas vezes e registrando os resultados. Assim, você encontra a frequência relativa do evento e, quanto mais lançamentos você fizer, mais a frequência relativa se aproximará da probabilidade teórica.
Imagine agora uma abordagem desse tema em sala de aula a partir do seguinte jogo:
Esse é um jogo que pode ser aplicado com alunos que estão iniciando a construção do conceito de probabilidade. Você pode finalizar a atividade perguntando: “Você considera este jogo justo? Crie um argumento que defende sua ideia sobre se o jogo é justo ou não. É possível fazer predições sobre quem ganhará a próxima partida?”
Em relação ao jogo apresentado e a proposta de reflexão:
a) Qual seria uma resposta adequada para um aluno que considera o jogo injusto?
b) Se algum aluno responder que o jogo é justo, por que você acha que ele chegou a essa conclusão?
Respostas
Resposta:
Probabilidade é um ramo da Matemática em que as chances de ocorrência de experimentos são calculadas. É por meio de uma probabilidade, por exemplo, que podemos saber desde a chance de obter cara ou coroa no lançamento de uma moeda até a chance de erro em pesquisas.
Para compreender esse ramo, é extremamente importante conhecer suas definições mais básicas, como a fórmula para o cálculo de probabilidades em espaços amostrais equiprováveis, probabilidade da união de dois eventos, probabilidade do evento complementar etc.
Explicação:
Espero ter ajudado! Muito obrigado...
Resposta:
Padrão de resposta esperado
a) O jogo é injusto porque o jogador C tem vantagem sobre os demais. Veja as possibilidades:
1. existe apenas uma maneira para ocorrerem duas caras (que faz o jogador A pontuar);
2. também existe apenas um modo de ocorrerem duas coroas (no qual o jogador B pontua);
3. porém, existem duas maneiras de aparecerem uma cara e uma coroa: ou a primeira moeda resulta em cara e a segunda em coroa, ou ao contrário. Sendo assim, há quatro resultados possíveis no lançamento das moedas, e o jogador C pontua em dois deles, tendo ½ de chance para pontuar, enquanto os demais jogadores têm ¼ de chance.
b) Os alunos que consideram o jogo justo podem estar usando a seguinte lógica: “existem três resultados: duas caras, duas coroas, e uma cara e uma coroa, o que torna o jogo justo, já que cada aluno tem igual chance para pontuar”. O que ocorre é que eles não se deram conta de que o resultado misturado pode acontecer de duas maneiras diferentes, conforme explicado no item a.
Explicação: É essa de cima.