texto do historiadir estadunidense robert darnton,é sobre a Enciclopédia criada pelos iluministas franceses.
a)Qual era o regime político adotado na França quando a Enciclopédia dos iluministas foi publicada,em 1751?
b)Como a Enciclopédia dos iluministas foi vista pelas autoridades e por quê?
c)O que tornou a Enciclopédia tão "herética",isto é,tão revolucionária?
d)Em dupla.O governo francês chegou a proibir a Enciclopédia e a retirá-la de circulação,o que só fez aumentar a popularidade dela.pesquisem e encontrem um exemplo na história do Brasil de livro,revista ou jornal que,ao ser proibido pela censura,ganhou popularidade.
Respostas
Resposta:
A] No caso podemos afirmar que nessa época o regime política adotado era a monarquia absolutista.
O século das luzes, ou o iluminismo que deu origem a enciclopédia foram de suma importância para o fomento das ideias que deram origem a revolução francesa e acabou com as monarquias absolutistas.
Os iluministas acreditavam no progresso pela razão em que a razão daria origem a um governo menos autoritário e que acabaria com as guerras.
B] A enciclopédia não foi bem vista pelas autoridades da época. O clero francês proibiu a circulação da Enciclopédia, que contava com a contribuição de importantes intelectuais da época, como Jean-Jacques Rousseau e Voltaire.
O motivo dessa proibição: A Enciclopédia representava algo maior do que ela mesma, ela representava a materialização das ideias Iluministas, e como sabemos essas ideias não seriam satisfatórias para as principais autoridades da época.
C] O fato dela ser revolucionária é que ela foi feita por fílósofos iluministas, ou seja, fizeram parte do Iluminismo. A Enciclopédia era um tipo de livro que tinha explicações de coisas sem e com o pensamento religioso, ou seja, com o modo da física para explicar. Exemplo: A gravidade. Os homens falavam que os objetos caíam no chão pois Deus queria isso, e não por leis.