“Por que o Brasil não se fragmentou e manteve a unidade territorial que vinha dos tempos da colônia? As rebeliões provinciais e as incertezas sobre a forma de organizar o poder central indicam que a unidade do país não estava garantida, ao ser proclamada a independência. A unidade foi produto da resolução de conflitos pela força e pela habilidade, e do esforço dos governantes no sentido de construir um Estado centralizado.” (Fausto, Boris. História do Brasil, p. 183) Mesmo com as revoltas, a unidade territorial do Brasil foi preservada ao final do período regencial. Relacione essa manutenção do território com a questão do papel das elites e da escravidão.
Respostas
As rebeliões provinciais e as incertezas sobre a forma de organizar o poder central indicam que a unidade do país não estava garantida, ao ser proclamada a independência.
Podemos dizer que o Brasil não se fragmentou pois havia o entendimento da maior parte das elites nacionais de que era a adesão a movimentos separatistas seria "perigoso", e que era mais fácil apoiar a centralização política e a repressão violenta destes movimentos separatistas.
Neste sentido houve pontualmente "guerras" entre diferentes elites nacionais, em especial na supressão violenta de movimentos como a Confederação do Equador (capitaneada por elites políticas do nordeste) e da Farroupilha (elites do sul), com o entendimento de que com isto se manteria a estrutura política. Isto se liga com a escravidão na medida de que ela era garantida por um governo forte, e o governo era forte pois as elites o apoiavam por medo de perder seus privilégios.
Mais sobre separatismo em:
https://brainly.com.br/tarefa/1671442