Respostas
Resposta:
Considerada a festa mais alegre e esperada pelos brasileiros, o Carnaval pode ir além que blocos de rua, bailes em clube ou desfiles de escolas de samba. Para os alunos do 5º semestre B de Educação Física, a temática esteve presente na aula de Recreação e Lazer, realizada na Quadra Poliesportiva, no dia 23/02.
“O objetivo foi mostrar aos alunos a possibilidade de recriar brincadeiras tradicionais transformando-as em atividades recreativas carnavalescas. Por exemplo, a brincadeira Dia e Noite tornou-se Zé Folia e Maria Maluca. Também criamos três blocos de Carnaval e julgamos as categorias: animação, originalidade e o Nunca Foi”, explicou a professora Ana Lucia Ratti Brolo, responsável pela atividade.
A atividade reflete o modelo de ensino da Faculdade, que é baseado em aulas práticas desde o início do curso. Além disso, há o 12compromisso em aproximar os estudantes da realidade do mercado de trabalho. “A ideia é estimular a criatividade dos alunos e oportunizar vivências recreativas. Isso amplia o repertório de cada um e prepara para vida profissional na área da Recreação”, reforça a docente.
Os alunos aprovaram a atividade. “A aula foi muito bem aproveitada, pois a professora uniu o útil ao agradável. Trabalhar o conteúdo da matéria com tema festivo de Carnaval foi uma ótima ideia. Com a aula, aprendemos que podemos usar as brincadeiras com temas culturais que decorrem durante o ano”, comentou a aluna Janaina Telles.
Vale lembrar que na MAX os alunos encontram duas opções de graduação em Educação Física: Bacharelado e Licenciatura. Entre os diferenciais do curso, estão: * Inserção no mercado de trabalho com projetos sociais e atendimento a grupos diferenciados: pacientes de diabetes, crianças com necessidades especiais e em vulnerabilidade social; * Participação no projeto BASE, considerado maior projeto de desenvolvimento do Baseball inserido nas escolas municipais do Brasil; * Parceria com Confederação Brasileira de Baseball e Softball para desenvolvimento de projetos em conjunto; * Inserção dos alunos como estagiários do Projeto Esporte Cidadão da Secretaria de Esportes de Indaiatuba.